quarta-feira, 22 de maio de 2013

Carta com notícias das férias de Joaquim Rodrigues Bento

Apresentamos mais uma carta com as notícias das férias dos alunos do Seminário Dominicano de Mogofores. Desta feita são as notícias de Joaquim Rodrigues Bento, do lugar do Casal do Pinhal.
 
 
Casal do Pinhal 6 – 9 – 1937
Reverendíssimo Senhor Padre Videira
Desejo que haja tido boas férias que as minhas também têm sido regulares.
Tenho ido quase todos os dias à missa e comunhão; e igualmente tenho rezado as orações da manhã e da noite e o terço.
Meditação não tenho podido fazer; porque como Vossa Reverência sabe ando sempre a trabucar.
Ontem e hoje é a maior festa da nossa freguesia: do Sagrado Coração de Jesus.
As comunhões nestes dias têm sido muito numerosas. O pregador é Franciscano.
Receba muitas saudades de meus pais; e de mim um saudoso abraço deste seu filho em Jesus Cristo que a bênção lhe pede.
Joaquim Rodrigues Bento

 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Aprecio muito este género de cartas. Há dois aspectos que me chamam a atenção. Apesar da necessidade de ajudarem os pais nos trabalhos há sempre tempo para a participação na missa e para as orações. Outro aspecto é a forma como as mesmas são redigidas, em português correcto. E não estabeleço a comparação com o passado em que a taxa de analfabetismo era muito elevada, particularmente nas mulheres, mas penso nos dias de hoje com todos os meios à disposição …
    Grata, Frei José Carlos, por estas partilhas que fazem-me sempre reflectir. Que o Senhor o guarde e o proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar