sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Novena de São Domingos - Quarto Dia

Acto de Contrição
Meu Deus do meu coração, da minha Alma, da minha vida, e das minhas entranhas; conheço Senhor que pequei, e já reconheço que fiz mal na face dos Céus e da terra, afastei-me da vossa Lei, dei as costas à vossa Graça, e adorei a vossa ofensa. Mas, Senhor, agora me quero emendar; agora desejo quebrar a dureza do meu coração com uma verdadeira dor de ter alanceado esse amante Coração.
Ah Senhor, quem fora tão ditoso, que cegara para todas as coisas do Mundo, e só vira o muito que devo a um Deus tão sofredor! Cortai, Senhor, cortai com a espada da vossa omnipotente valentia todas as prisões, que me arrastam, todas as raízes que me prendem e todos os espinhos em que se ateia o fogo dos meus afectos.
Proponho Senhor, emendar a vida com a vossa graça, proponho confessar as culpas, perseverar na emenda, perdoar agravos, esquecer de injúrias, aborrecer os vícios, restituir como posso, e satisfazer como devo aos vossos Mandamentos.
Valha-me Senhor o vosso Sangue, valham-me os merecimentos de meu Patriarca São Domingos; concedei-me Senhor que, lavada a minha Alma com o vosso Sangue, consiga na vida a bênção de meu Santíssimo Patriarca, para depois na morte ir gozar de sua deliciosa companhia.
 
Excelência IV – São Domingos compassivo valedor das Almas do Purgatório
 
Admirável Patriarca, vós que entrando com a compaixão por esse Purgatório, e meditando continuamente naqueles vivos incêndios, de tal sorte se acendia a chama da vossa Caridade, que pegáveis em grossas cadeias de ferro, e vos martirizáveis três vezes cada noite, querendo apagar com sangue aquele fogo;
Vós, que até desejastes padecer as penas do Inferno com condição de que ninguém mais fosse ao Inferno;
Vós, que desejáveis meter a todo o Mundo no Céu, ainda que só vós não entrásseis no Céu;
Alcançai de Deus uma faísca do fogo da vossa Caridade, para que com este fogo santo possa eu apagar aquele fogo que acenderam as minhas culpas.
 
Depois de alguma pausa reze nove Padre Nossos e nove Ave-Marias
 
Oração
Altíssimo Senhor dos Céus e da Terra, se toda a vida de vosso Servo Domingos foi um continuado desvelo com o Próximo, ou para lhe dar luz com o exemplo, ou para o amparar com o patrocínio, concedei-nos que aproveitando-nos das luzes, e seguindo-lhe os exemplos caminhemos todos para a Pátria em que el goza o prémio das suas virtudes. Ámen.
Depois reze a Ladainha de Nossa Senhora

 
Ilustração: Pintura de São Domingos Penitente do Mosteiro de las Dueñas de Salamanca.

1 comentário:

  1. Que Jesus interceda junto de São Domingos luz e esperança,concedendo-nos vida desde o Altíssimo nesta Novena que lhe dedicamos, pois junto aos Céus e por toda a vida num caminho à realização e adoração a Nossa Senhora que tanto nos tem abençoado.

    ResponderEliminar