sábado, 3 de agosto de 2013

Novena a São Domingos - Quinto Dia

Acto de Contrição
Meu Deus do meu coração, da minha Alma, da minha vida, e das minhas entranhas; conheço Senhor que pequei, e já reconheço que fiz mal na face dos Céus e da terra, afastei-me da vossa Lei, dei as costas à vossa Graça, e adorei a vossa ofensa. Mas, Senhor, agora me quero emendar; agora desejo quebrar a dureza do meu coração com uma verdadeira dor de ter alanceado esse amante Coração.
Ah Senhor, quem fora tão ditoso, que cegara para todas as coisas do Mundo, e só vira o muito que devo a um Deus tão sofredor! Cortai, Senhor, cortai com a espada da vossa omnipotente valentia todas as prisões, que me arrastam, todas as raízes que me prendem e todos os espinhos em que se ateia o fogo dos meus afectos.
Proponho Senhor, emendar a vida com a vossa graça, proponho confessar as culpas, perseverar na emenda, perdoar agravos, esquecer de injúrias, aborrecer os vícios, restituir como posso, e satisfazer como devo aos vossos Mandamentos.
Valha-me Senhor o vosso Sangue, valham-me os merecimentos de meu Patriarca São Domingos; concedei-me Senhor que, lavada a minha Alma com o vosso Sangue, consiga na vida a bênção de meu Santíssimo Patriarca, para depois na morte ir gozar de sua deliciosa companhia.
 
Excelência V – São Domingos piedoso Advogado das febres
 
Santíssimo Patriarca, vós a quem Deus não só fez Mestre e luz das Almas, mas também Médico e medicina dos corpos, pois vos deu o privilégio singularíssimo de dominardes nas febres com tal domínio, que mandando vós aos enfermos que não tivessem mais febre, logo as febres fugiam;
Vós, que nas vossas enfermidades ereis visitado por Maria Santíssima, a qual vos ministrava o sustento e vos aplicava os remédios;
Alcançai de Deus que visite a minha Alma com a sua graça, para que exterminada a febre dos vícios, consiga eu a saúde perfeita que é a salvação da minha Alma.
 
Depois de alguma pausa reze nove Padre Nossos e nove Ave-Marias
 
Oração
Altíssimo Senhor dos Céus e da Terra, se toda a vida de vosso Servo Domingos foi um continuado desvelo com o Próximo, ou para lhe dar luz com o exemplo, ou para o amparar com o patrocínio, concedei-nos que aproveitando-nos das luzes, e seguindo-lhe os exemplos caminhemos todos para a Pátria em que el goza o prémio das suas virtudes. Ámen.
Depois reze a Ladainha de Nossa Senhora

 
Ilustração: Modo de Orar de São Domingos com os braços abertos. Mosaico do Padre Iturgaiz na cripta de Caleruega.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Li com muito interesse a Novena a São Domingos,muito profunda que propôs para Meditação,maravilhosamente ilustrada.Obrigada,Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas,que muito gostei.Votos de um bom fim de semana.Que o Senhor o gurde o abençoe e o proteja.Bem haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar