Se ontem celebrei o
sétimo aniversário da minha ordenação sacerdotal, hoje celebro o aniversário da
minha Primeira Missa, da minha primeira presidência da Celebração da
Eucaristia.
Se há sete anos
celebrei aqui no convento, rodeado da comunidade que se alegrava comigo, hoje
celebrei na Sé de Lisboa, para um pequeno grupo de fiéis e turistas que
desconhecia o aniversário.
Não era este o meu
plano para este dia, mas a necessidade de socorrer o Cónego Luís Manuel
conduziu-me até à centenária Sé de Lisboa. Como diz o refrão popular, o homem
põe e Deus dispõe.
Ao celebrar este
aniversário não posso deixar de ter presente umas palavras que o Padre Pie
Jougla, Vigário para a Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores, escreveu
ao recém-ordenado frei Tomás Videira a 16 de Novembro de 1930.
“Vivez de plus en plus
en union avec N.S. soyez vraiment X avec lui et comme lui par votre esprit de
sacrifice. N’oubliez pas que dans le saint sacrífice de la messe il est prête
et victime. Apprenez chaque jour à parfaire son immolation à y
ajoutant votre part la plus large en pleine conformité à la volonté divine.”
Viver cada vez mais em
união com Nosso Senhor de modo a ser verdadeiramente outro Cristo com ele e
como ele pelo espirito de sacrifício.
Não esquecer que no Santo
Sacrifício da Missa Ele é sacerdote e vítima.
Aprender cada dia a
completar a sua imolação acrescentando a nossa parte mais generosa em plena
conformidade com a vontade divina.
É um programa de vida,
um programa que se apresenta como desafio para a vida pessoal, pois não é fácil
adequar a nossa vontade à vontade de Deus e o sacrifício não é de fácil
aceitação. Mas também um programa que se apresenta como um desafio para a nossa
celebração litúrgica da Eucaristia, que deve ser cada vez mais presença real do
divino e do humano que celebramos.
Após sete anos de celebração
diária da Eucaristia, os poucos dias que não celebrei foi por me encontrar de
viagem, canto de alegria e dou graças a Deus por me ter chamado ao seu serviço
ministerial, por me ter admitido à sua presença para o servir nestes santos
mistérios.
Ilustração: Celebrando
a Eucaristia na Catedral de Santiago de Compostela em Julho de 2012.

