quarta-feira, 9 de março de 2011

Livra-nos Senhor do espírito de ociosidade

O primeiro pedido da oração de Santo Éfrem para a Quaresma é a libertação do espírito de ociosidade. Face ao ritmo do nosso dia a dia, das agendas carregadas de compromissos, ao conjunto de tarefas que ainda temos por realizar quando o dia já vai a meio, podemos perguntar-nos de que modo vivemos a ociosidade, porque à primeira vista parece mais que nos falta do que temos. Andaremos nós ociosos?
A constatação da carga do nosso dia a dia leva-nos a essa ociosidade de que nos devemos libertar, uma ociosidade que mais que tempo livre, repouso físico, significa vazio, significa falta de sentido, e por isso tantas vezes nos recusamos a parar, a pensar como andamos tão atarefados por quase nada.
E porque algumas vezes nos damos conta, porque paramos num sinal vermelho de alerta, encerramo-nos ainda mais em compromissos e ruídos, em circuitos que nos alienam desse sentido ausente que pressentimos, tentando disfarçar esse vazio que nos habita e grita de ansiedade.
A Quaresma é este tempo propício que o Senhor coloca à nossa disposição para nos libertarmos desse vazio, desse sem sentido, ou pelo menos para tomarmos consciência dessa ociosidade que nos destrói mais que nos dignifica como homens e mulheres, como filhos de Deus. É um tempo para aprender a ganhar sentido.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    “A Quaresma é este tempo propício que o Senhor coloca à nossa disposição para nos libertarmos do vazio” que, muitas vezes, sentimos em nossas vidas, da ausência de sentido para o quotidiano absurdo que levamos, enredados nos compromissos profissionais, onde nem há lugar para o ócio, para ter uma vida em família, para conviver, para olhar o outro, para estar com Jesus, “mas que também nos destrói mais que nos dignifica como homens e mulheres, como filhos de Deus.”
    Como nos salienta, Frei José Carlos, …”É um tempo para aprender a ganhar sentido.” Bem haja.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar