domingo, 31 de janeiro de 2021

Homilia Domingo IV do Tempo Comum - Ano B

Caríssimos Irmãos

A leitura que escutámos do Evangelho de São Marcos apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, o seu debutar como pregador, e a sua primeira demonstração de poder sobre os demónios e os espíritos impuros.

É interessante registar que ainda que estejamos no primeiro momento da vida pública de Jesus, na sua primeira acção com a massa do povo, o evangelista grava sem pudor que a assembleia se maravilhava com o que Jesus dizia, que ele ensinava com autoridade. Não houve preocupação em registar as suas primeiras palavras, o seu primeiro discurso, mas os ecos e os sentimentos que elas geraram, e mais ainda, confrontando-as com as palavras dos escribas.

Assim, desde o primeiro momento da sua pregação, Jesus impõe-se pela sua palavra, porque ela tem autoridade, responde à promessa feita ao povo de Israel por Deus, como escutámos na primeira leitura, de que lhes haveria de ser enviado um profeta com poder de palavra, que fosse verdadeiramente escutado, pela sua própria autoridade.

Neste sentido, é útil perceber o significado que o autor grego utiliza para falar da autoridade de Jesus, da autoridade da sua palavra; ao utilizar o termo exousia quer significar que o seu poder, a sua autoridade é uma emanação ex da sua essência ousia. A autoridade de Jesus procede assim das profundezas do seu ser, da sua própria essência e natureza.

O que Jesus ensina com autoridade, que é reconhecido como novidade surpreendente, não é um catecismo, um conjunto de preceitos e valores aprendidos e apreendidos à superfície da pele, mas é uma difusão do seu ser, um prolongamento da sua própria pessoa e essência. Jesus é o que prega e prega o que é.

Face a esta realidade não podemos disfarçar o desafio e o apelo que nos é feito quando falamos, quando pregamos, quando nos lançamos na missão de anunciar e oferecer a verdade de Jesus aos outros. Quanto do que anunciamos é verdadeiramente fruto da autoridade da nossa pessoa, da nossa intimidade e vida com Deus? Tantas vezes nos queixamos que os outros não nos ouvem e tão poucas vezes nos acusamos de que falamos como papagaios.

Prosseguindo com a autoridade de Jesus não é de todo despiciente anotar o sentido latino da autoridade, que em latim provém do verbo augere que significa fazer crescer. A verdadeira autoridade é aquela que liberta o outro, que o faz crescer, desenvolver nas suas potencialidades e capacidades.

E é por isso que imediatamente à apreciação da autoridade da palavra de Jesus o evangelista São Marcos nos apresenta o exorcismo daquele homem que tinha um espírito impuro. A palavra com autoridade, verdadeiramente essencial, tem esse poder de libertar o outro, de o dignificar, de o transformar e fazer crescer. A palavra de Jesus realiza o que significa, tal como tinha acontecido no momento da criação quando a Palavra deu origem a todas as coisas, tal como acontece hoje nos sacramentos em que as palavras de Jesus proferidas pelo sacerdote realizam aquilo que significam, perdoando os pecados, transformando os dons do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo.

Este exorcismo realizado por Jesus manifesta, logo no princípio do Evangelho de Marcos, o objectivo do mistério da encarnação do Verbo de Deus, uma missão de libertação do homem daquilo que o impede de ser verdadeiramente homem e mulher, que o diminui e escraviza, o mal, o pecado, o demónio.

Assim, e como também nos dizia São Paulo na leitura da Carta aos Coríntios que escutámos, as nossas palavras para o outro devem sempre ser orientadas pelo interesse maior do outro, pelo seu bem, de modo a que não provoquem maior divisão ou instabilidade interior. É a caridade que devemos uns aos outros, ajudar-nos à libertação daquilo que nos divide, que nos destabiliza.

Que nesta semana que vamos iniciar possam as nossas palavras ser imbuídas de autoridade, da autoridade da nossa experiência de vida, da nossa própria fragilidade, na qual Deus também vem habitar, mas sobretudo e pela graça de Deus que sejam imbuídas de esperança, de uma grande confiança no amor de Deus para com todos e cada um de nós.  

Ilustração:

1 – Jesus cura o possuído de um espírito, vitral da catedral Notre Dame de Strasbourg.

Sem comentários:

Enviar um comentário