domingo, 17 de maio de 2020

Homilia VI Domingo da Páscoa - Ano A


Caríssimos irmãos
Escutámos o Evangelho de São João e podemos dizer que ficámos com vertigens, meio perdidos no meio de tantas palavras, tantas recomendações, de tantos conceitos, que na nossa formação e vida cristã sabemos que são palavras fundamentais e incontornáveis: mandamentos, Espírito, verdade, amor.
É um trecho denso, compacto, o que a leitura do Evangelho nos oferece hoje, e por isso dentro da nossa lógica e do nosso pensamento, numa tentativa de sobrevivência, de nos mantermos à tona da corrente da água, procuramos estabelecer uma hierarquia, uma sequência lógica. O que vem primeiro, o que é mais importante, a partir de qual posso planificar as prioridades, tal como numa dieta, como oriento o meu regime através da pirâmide alimentar?
A incapacidade de estabelecer esta pirâmide hierárquica, que me gera uma certa confusão e perplexidade, tem, no entanto, uma grande virtude, poderíamos dizer uma estratégia pedagógica e funcional fundamentais; não conseguimos distinguir o mais importante, hierarquizar os elementos, porque as diversas realidades funcionam em rede, sustentam-se equitativamente.
Na iminência da separação parece que Jesus nos quis dizer muitas coisas. Como uma mãe, atrasada para o trabalho, que sai porta fora e dá instruções aos filhos que ficam em casa, da comida que ficou no forno, da roupa que devem meter na máquina, de não se esquecerem de levar o cão a passear, assim parece Jesus ao despedir-me dos discípulos. Contudo, Jesus não disse muito, pelo contrário, agiu como uma mãe que diz confiante aos seus filhos, “meninos está tudo aí, já sabem como é, orientem-se”. Ao sair porta fora, a instrução que Jesus nos deixa é de observar os seus mandamentos, de amar e acolher o Espírito da verdade, é uma instrução de uma tal simplicidade e redundância que nos surpreende e desconcerta. O que é isto?
E as recomendações de Jesus não são mais que o cumprimento do Evangelho, o culminar da sua missão, a abolição da religião como obediência cega a leis indecifráveis e a instauração de uma obediência esclarecida, uma obediência que é regida pelo amor e não pelo medo e o temor de se ser punido e castigado. E temos de o assumir, é para todos nós muito mais fácil viver a docilidade da submissão do que a liberdade do amor. Este tem muitos riscos.
E é devido a estes riscos, que o amor comporta, que Jesus nos promete um defensor, o Paráclito, para nos apoiar e sustentar, para nos defender, para nos iluminar, para que não nos equivoquemos no objecto e nos frutos dos amor. Se o nosso amor for apenas palavras doces, piedosas, convenientes, poderíamos dizer politicamente correcto, não teremos necessidade nenhuma de qualquer apoio ou defensor, não correremos nenhum perigo; mas se o nosso amor for verdadeiro, reflexo do amor de Deus, necessitamos intrinsecamente do Espírito, do seu apoio, uma vez que o amor vai confrontar-se e chocar com o mundo, com os seus valores e estratégias, com essa apetência do domínio e do poder sobre o outro.
As recomendações de Jesus partem da sua experiência de amor com o Pai, desse fluxo amoroso que circula entre ambos e oferece-o a todos aqueles que o quiserem e procurarem amar, a todos os que procurarem amar os seus irmãos reconhecendo neles a imagem e a presença de Deus, a habitação do Espírito divino. No Evangelho amar é deixar-se conduzir pelo Espírito e deixar-se conduzir pelo Espírito é amar a Deus e aos irmãos. E qualquer homem ou mulher conduzido pelo Espírito da verdade, amando no Espírito e pelo espírito, realiza naturalmente a observância dos mandamentos de Deus.
Como todos sabemos este ano tivemos uma Quaresma diferente, na qual tivemos de jejuar de muitas das nossas rotinas com o isolamento social a que fomos obrigados; também não pudemos celebrar a grande festa da Páscoa da Ressurreição de Jesus e continuámos numa espécie de quaresma prolongada que se mantém até ao presente. Contudo, dentro de duas semanas celebraremos o Pentecostes, com o qual termina o tempo pascal e com o qual terminará também o nosso tempo de jejum das celebrações comunitárias.
Temos duas semanas para nos prepararmos , para entrar no nosso coração, olhar a nossa vida e tentar perceber o que Deus quer de nós, a liberdade que nos oferece, essa circulação de vida que nos é oferecida, para não voltarmos com medo, nem num espírito de servidão, mas profundamente convictos que a fé, que a nossa fé reside na relação, numa teia de relações com os outros e com Deus, e não num sistema de crenças.
As crenças desaparecem, mudam-se com os tempos, mas as relações permanecem, mais fortes ou mais ténues, mas permanecem, porque o outro deixa sempre uma marca em nós, uma marca indelével. E o outro que é Jesus Cristo, deixou-nos uma marca que fortalecemos e alimentamos em cada domingo, fazendo memória na comunidade reunida, celebrando o tempo presente como tempo da eternidade.
Como nos diz a leitura da Carta de São Pedro, que saibamos dar razões da nossa esperança, da nossa fé, da caridade que procuramos que nos alimente, ao retomarmos a nossa vida sacramental e celebrativa nas nossas comunidades. Que o nosso regresso seja sinal de uma vida nova que aprendemos a viver e aspiramos viver melhor em união com Deus e com os nossos irmãos.

Ilustrações:
1 – Cristo do campo de trigo, de Thomas Francis Dicksee, Christie’s London, 13 Dez 2012.
2 – Deixai vir a mim os pequeninos, Baixo Relevo em mármore, de Ligier Richier, Biblioteca Nacional de França.

Sem comentários:

Enviar um comentário