quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Oração de São Tomás de Aquino à Eucaristia

A Igreja e de modo especial a Ordem de São Domingos celebra hoje a festa de São Tomás de Aquino, filho elevado às glórias do céu pela busca da verdade e da inteligência da fé.
Guilherme de Tocco, primeiro biógrafo do nosso santo Doutor conta-nos que no momento da sua morte, na Abadia de Fossanova, São Tomás proferiu a seguinte oração ao Santíssimo Sacramento, ao corpo e sangue do seu Senhor e que ele tinha cantado tão perfeitamente para a liturgia da Igreja na festa do Corpo de Deus.

Eu vos recebo, preço do resgate da minha alma, eu vos recebo viático da minha viagem. Por amor de vós estudei, velei, trabalhei. Por vós preguei, ensinei, jamais disse alguma coisa contra vós; e se disse qualquer coisa fi-lo sem saber e não me obstino na minha opinião. E se disse qualquer coisa de mal a propósito do vosso sacramento ou de outras matérias, entrego-o inteiramente ao julgamento da Santa Igreja Romana. É em obediência com ela que deixo agora esta vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário