quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Oração de São Tomás para o estudo e a pregação

Criador inefável, que dos tesouros da tua sabedoria escolhestes três hierarquias de anjos e os colocastes numa ordem admirável sobre os céus, Tu que dispusestes com tanta arte as partes do universo, Tu que em verdade chamamos fonte de luz e de sabedoria, principio supremo, digna-te infundir sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade, expulsando de mim as duplas trevas nas quais nasci, as do pecado e as da ignorância. Tu que fazes clara a língua das crianças educa a minha língua e derrama nos meus lábios a graça da tua bênção. Dá-me penetração para compreender, a capacidade de reter, o método e a facilidade para aprender, a subtileza para interpretar e uma graça abundante para me exprimir. Instrui o começo, dirige o progresso e completa o final, Tu que és verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Ámen.

P.S. - Hoje sabemos que esta oração para o estudo e a pregação, tradicionalmente atribuida a São Tomás, é de um autor anónimo. Como apareceu na edição das obras completas de São Tomás, editada em Parma na Itália em 1869, rapidamente foi assumida como sendo do grande mestre. Contudo, e ainda que não o seja, a sua beleza e tradição obriga-nos a deixá-la aqui para quem, uma vez mais, se quiser servir dela para pedir a Deus a ajuda necessária na procura da Verdade e na sua apresentação aos homens nossos irmãos.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,
    Bem haja por partilhar connosco as palavras que nos faltam para louvar o Senhor e Lhe rogarmos as bênçãos de que tanto necessitamos para darmos testemunho de verdadeiros cristãos.
    Uma santa noite.
    GVA

    ResponderEliminar