sábado, 19 de junho de 2010

Tomar a cruz de Jesus

Quanto ganha aquele que conseguiu o conhecimento da sua fraqueza.
Podemos ler e aprender de David no Salmo sexto, onde é dito: “Tem piedade de mim Senhor porque sou fraco”, ou no Salmo vinte e dois: “Eu porém sou um verme e não um homem, o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe”.
Santo Isaac diz também: “Bem-aventurado o homem que conhece a sua própria fraqueza e miséria. Este conhecimento é em si o fundamento, a raiz, o princípio de toda a bondade. Quando a conhecemos de facto, quando sentimos em verdade a própria miséria, então é possível fechar a alma longe da vaidade que cega o conhecimento, então é possível recolher o tesouro da vigilância".
Não podemos deixar de olhar para nós, conhecer as nossas fraquezas e as virtudes que a graça de Deus vai semeando em nós, para tomarmos a cruz que Jesus nos convida a levar.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    ..."Tem piedade de mim Senhor porque sou fraco” ... “Bem-aventurado o homem que conhece a sua própria fraqueza e miséria."... Nesta reflexão (Rito?) penitencial, assumindo a forma de instropecção, "auto confissão" , exorta-nos a conhecer as nossas próprias fraquezas mas também as virtudes que a graça de Deus "vai semeando em nós, para tomarmos a cruz que Jesus nos convida a levar".
    Que Jesus nos ilumine e encoraje a realizar este exercício em permanência e a aceitar com humildade o que de menos bom há em todos nós, nos pensamentos, nas palavras e nas acções para que possamos prosseguir o caminho que nos conduzirá até Ele.

    Bem haja, Frei José Carlos. MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,
    Cultivar a humildade e corajosamente reconhecer as nossas fraquezas, libertando-nos com a graça de Deus é, quanto a mim, tornar a cruz mais leve para o caminho.
    GVA

    ResponderEliminar