segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Homilia da Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo

Estamos a celebrar a Solenidade de Cristo Rei, o último domingo do Ano Litúrgico e também o encerramento do Ano Santo da Misericórdia. No próximo domingo iniciaremos o Advento e com ele um novo ano litúrgico.
As leituras que escutámos nesta celebração solene e de modo particular o Evangelho de São Lucas colocam diante de nós o significado da realeza de Jesus Cristo, e a forma de a vivermos também nós que desde o baptismo e por Jesus Cristo somos sacerdotes, profetas e reis.
Neste sentido é de todo conveniente olhar as palavras proferidas pelos chefes dos judeus, pelos soldados romanos e pelo ladrão que injuria Jesus. Cada um, e fazendo eco da sua concepção do poder real, reclama que Jesus se salve a si próprio, que desça da cruz e dessa forma mostre que é Messias, que é verdadeiramente rei ao estilo do imperador, que tal como um chefe de bando de salteadores ou rebeldes é capaz de se libertar pelas suas forças e artimanhas.
Contudo, a solicitação de cada um destes observadores e interpeladores de acção acarreta consigo uma impossibilidade, uma impossível resposta de Jesus, pois se Jesus realizasse o que cada um deles pedia estaria apenas a salvar-se a si próprio, e desenvolver o seu egoísmo e orgulho, estaria a negar toda a sua palavra e missão até ali realizadas. O salvar-se a si mesmo contradizia tudo o que até ali Jesus tinha realizado, não revelaria a sua realeza.
A sua realeza manifesta-se e realiza-se nas palavras do chamado bom ladrão, quando este lhe pede que Jesus se lembre dele quando vier na sua realeza, ou seja quando tiver realizado a sua missão de salvar os homens, de o salvar a ele pobre condenado justamente pelos seus crimes. A realeza de Jesus manifesta-se nessa salvação dos outros, nessa entrega da vida pelos outros.
A realeza de Jesus é assim a misericórdia, esse mistério de sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, para o resgatar na sua condição de pecado e sofrimento e o levar a partilhar a glória divina. E é desta forma que podemos viver a nossa condição real adquirida no baptismo, é desta forma que podemos construir e colaborar na instauração do Reino de Deus, sendo tal como Jesus misericordiosos.
A realeza de Jesus Cristo e o seu reinado não se desenvolvem assim no mundo segundo as formulas a que estamos habituados, não se trata de poder ou força para ser maior, para ser capaz de fazer coisas extraordinárias, não se trata de dominar o outro, de construir um império para satisfação orgulhosa do ego. Quando os cristãos o tentaram displicentemente em contradição com o projecto de Jesus os resultados foram desastrosos.
Contudo, quando na humildade, na verdade, no amor e na justiça os cristãos procuraram colocar o outro em primeiro lugar, procuraram a salvação do outro, o Reino de Deus foi-se desenvolvendo, a realeza de Jesus foi-se tornando visível. Quando se colocaram as forças e capacidades ao serviço do outro, num espirito de confiança mútua, num espirito de aliança, quando os cristãos não tiveram medo de perder a sua vida por Aquele que é o Caminho, a Verdade e Vida, o reinado e a realeza de Jesus tornou-se actual, presente, poderíamos dizer palpável.
Assim, se queremos honrar Jesus Cristo como nosso Rei, se ao estilo medieval lhe queremos prestar a nossa vassalagem, não podemos deixar de nos colocar ao serviço do outro, não podemos deixar de procurar a salvação do outro, mais que a nossa, pois é salvando os outros que assumimos a salvação que nos foi alcançada em Jesus Cristo.
Que nos lembremos sempre dos outros e do Outro, que é Deus e habita em cada um deles, para podermos todos juntos partilhar a glória real e divina do Paraíso.

 
Ilustração:
“Jesus Salvador do Mundo”, de El Greco, Museu El Greco, Toledo.

2 comentários:

  1. Obrigado pela homilia, que me sensibilizou e comoveu. Por tudo e até pelo apelo magnífico à nossa capacidade e exigência de misericórdia.Inter pars

    ResponderEliminar
  2. Obrigada,Frei José Carlos pela maravilhosa Homilia da Solenidade da Festa de Cristo Rei do Universo,muito profunda para nossa Meditação.Desejo-lhe uma boa semana.
    Um abraço.
    AD

    ResponderEliminar