domingo, 1 de novembro de 2009

Resposta a uma grata e Verdadeira Amiga

Desistir de publicar as homilias, de manter este blogue, de algumas outras coisas na minha vida presente, não foi algo que não me tenha passado já pela cabeça nestes últimos tempos. Interrogo-me sobre o sentido e a validade do que faço e do que vivo, quando a consciência nos acusa que é tudo tão superficial, tão momentâneo e tão frequentemente incoerente. Tudo tão sem sentido à luz de uns princípios dos quais já nem deles tenho qualquer certeza e por causa dos quais tenho desistido de outras coisas que me interrogam se devia desistir delas.
Não sei se devo pensar que é essa rebeldia adâmica de não nos satisfazermos em ser apenas instrumento, em querermos também para nós os louros de um trabalho que não é nosso mas é de Deus. Porque de facto se alguma coisa do que faço e escrevo está impregnado de profundidade, se adapta à sua realidade e a ajuda a gerar o silêncio de que necessita, não é da minha responsabilidade mas de Deus que ainda se vai servindo de mim para miseravelmente e através desta aridez em que me encontro fazer algum bem nos outros. Mas até quando…?

8 comentários:

  1. "...quando a consciência nos acusa que é tudo tão superficial, tão momentâneo e tão frequentemente incoerente."
    Como eu o entendo como grata e verdadeira amiga, mas não entendo por que não aceita que faz imenso bem, como instrumento de Deus,não só a mim, mas a muitos pela palavra amiga, pela paz que emana, pela sua postura,pelo rosto de Deus que é tão fácil ver em si.
    Por tudo isso eu e outros somos seus gratos e verdadeiros amigos.Rezo por si sempre.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço-lhe imenso as palavras amigas e as orações, porque necessito e necessitamos delas, nomeadamente para aceitar a acção de Deus em nós e através de nós quando tudo parece tão vazio de sentido.
    Obrigado pela amizade.

    ResponderEliminar
  3. Fr. José Carlos, o céu nem sempre brilha. Há nuvens, há nevoeiro... desistir? Nem pensar! Podemos nem sempre reagir ao que escreve mas não quer dizer que não sigamos. E se a obra é de Deus não a impeça! Um grande abraço e as humildes orações e preocupações do vizinho do lado.

    ResponderEliminar
  4. Frei José, não desespere...
    Todos sabemos que há altos e baixos na vida de cada um de nós. Períodos de reflexão e introspecção, autoavaliação que nos permite delinear ou tentar mudar algo para o futuro. E interessa, sobretudo, seguir este caminho onde nos encontramos, com a força que nos impulsiona, de preferência com 1 sorriso na cara (importante mas não obrigatório...).
    Como sabe, sou 1 recém chegado a estas "lides" e quero que saiba que os seus textos aqui publicados foram importantes, esclarecedores e causa de reflexão para mim.
    Obrigado por os partilhar connosco e espero continuar a poder lê-los...
    Um Abraço e...Força !

    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Alguém disse: "Tu nasces sem pedir e morres sem querer ! Aproveita o intervalo !..."
    Parecem-lhe palavras válidas ?

    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Frei José Carlos,
    Eu própria já me interrogara o que teria acontecido ao irmão (se me permite) que não estava a publicar as homílias. Como muitos outros seguidores, posso não me sentir á altura de comentá-las, ou inclusive não concordar, em parte, mas creia que as mesmas ajudam-me a reflectir, a conhecer mais.
    Temos momentos em que tudo vacila, muito nos interrogamos, de grandes dúvidas, mesmo quando a fé em Cristo habita em nós. È preciso lutar, não desistir nunca. Todos precisamos da informação que nos transmite que nos ajuda a reflectir e nos enriquece espiritualmente, entre outras participações na comunidade. Bem haja, Frei José Carlos. Rezarei para que ultrapasse esta fase. MJS

    ResponderEliminar
  7. Viva Frei José Carlos,

    Desejo sinceramente que se sinta melhor nesta fase de profunda e íntima interrogação. Tomo a liberdade de recordar-lhe algumas frases que proferiu numa das suas homílias a propósito de Madre Teresa de Calcutá e que tomo a liberdade de transcrever : ,,," Contudo, e apesar disso ela não abandonou a sua missão, o seu serviço, manteve-se firme e constante porque a sua entrega e o seu serviço não era limitado, não tinha barreiras, nem na sua própria satisfação espiritual." Que Deus ajude que assim seja com o Frei José Carlos. A partilha tão sincera do seu estado de alma leva-nos, os seguidores do blog, a preocupar-nos e a continuarmos a rezar pelo Frei J Carlos porque precisamos de si. Está sempre presente mesmo quando está ausente. Todos já vivemos momentos semelhantes na vida que, muitas vezes, são desencadeados por um pequeno "clic". Um Santo fim de semana. MJS

    ResponderEliminar
  8. Frei José Carlos,
    Espero que continue a publicar os textos, tão bem escritos e esclarecedores. Obrigada e tenha uma santa semana.
    PAZ!

    ResponderEliminar