sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Carta de São Domingos às Monjas de Madrid

Frei Domingos, Mestre dos Pregadores, à amada priora e a toda a comunidade de monjas de Madrid, saúde e perfeição de dia em dia.
Alegramo-nos muito e damos graças a Deus pelo fervor da vossa santa vida e porque Deus vos libertou do vício deste mundo. Combatei com veemência, filhas, contra o vosso antigo adversário com jejuns, pois não é coroado senão aquele que combate legitimamente (2Tim2,5).
Se até agora não tínheis um lugar no qual pudésseis observar a vossa religião, já não podeis desculpar-vos de não ter, pela graça de Deus, edifícios suficientemente idóneos para guardar a religião. Pelo qual, quero que de hoje em diante se observe silêncio nos lugares proibidos, isto é, no refeitório, no dormitório e na capela. Em todos os demais lugares que se guarde a vossa regra. Nenhuma trespasse a porta e ninguém entre, a não ser o bispo ou algum prelado por causa de pregar ou fazer a visita. Não vos abstenhais de disciplinas e de fazer vigílias. Sede obedientes à vossa priora. Não faleis umas com as outras e não percais o tempo em conversas inúteis.
E porque não podemos socorrer-vos nas coisas temporais não queremos impor-vos a carga de que algum frade tenha o poder de receber ou introduzir algumas mulheres; somente a priora, com o seu conselho, tem esta faculdade.
Mandamos, ainda assim, ao nosso caríssimo irmão frei Manés, que tanto trabalhou e que vos reuniu neste santíssimo estado, que disponha e ordene quanto creia conveniente em tudo isto, para que vos guieis muito religiosa e santamente. Concedemos-lhe autorização para que possa visitar-vos, e corrigir, e se for necessário depor a priora com o consentimento da maior parte das monjas, e facultamos-lhe ainda, no caso de se julgar conveniente, que vos possa dispensar em algumas destas coisas.
Saúdo-vos em Cristo.

A carta de São Domingos e os poderes que entrega a seu irmão Manés mostram o seu interesse pelas monjas e pela fidelidade à vida que tinham abraçado, dando-lhes por isso alguém que as acompanhe nesse processo. Não podemos esquecer que estamos ainda num início de fundação e que os perigos de desvios eram muitos. Para além de, à semelhança do que tinha acontecido em Prouille, podermos estar diante de um grupo de mulheres cuja vida não teria sido fácil. Contudo, e tal como tinha acontecido na fundação de Prouille e depois com as monjas de São Sixto em Roma, é às mulheres reunidas na santa casa da pregação que compete o seu governo directo. São Domingos tem o cuidado de salvaguardar o poder das mulheres, deixando mesmo na primitiva constituição dos frades a proibição de se imiscuírem nos assuntos das monjas.
Neste sentido, e face aos documentos e notícias que nos chegaram, São Domingos foi um profundo respeitador da dignidade e igualdade da mulher.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Um grande obrigada (“merci infiniment”) pelo texto que publicou intitulado “Carta de São Domingos às Monjas de Madrid”. As interrogações que tive ficaram clarificadas e, por outro lado, o meu (nosso) apreço por São Domingos sai reforçado, valorizado ...” Neste sentido, e face aos documentos e notícias que nos chegaram, São Domingos foi um profundo respeitador da dignidade e igualdade da mulher.”

    Tem muita razão quando nos lembra que …”Não podemos esquecer que estamos ainda num início de fundação e que os perigos de desvios eram muitos.” Afinal são passados quase oito séculos …

    Renovo a nossa gratidão pela disponibilidade constante em informar-nos sobre a verdade histórica. Bem haja. Que Jesus o abençõe e proteja sempre.

    Desejo ao Frei José Carlos um bom dia de São Bernardo.
    Um abraço fraterno, MJS

    ResponderEliminar