Abrir a pasta das obras de remodelação do presbitério da igreja de Cristo Rei em 1972 levou-me à descoberta destas plantas do projecto.
Podemos assim apreciar a evolução de uma ideia surpreendente, creio que revolucionária, até à obra final que hoje podemos ver.
Neste primeiro documento temos um estudo prévio para a remodelação do espaço celebrativo e presbitério. A salientar o lugar do ambão e pregação, no eixo central de todo o projecto, colocando a Palavra no centro do espaço e da celebração.
Neste documento podemos ver o projecto para uma instalação provisória, no qual encontramos ainda elementos da estrutura antiga.
Projecto de Maio de 1971 e no qual já se encontra a eliminação dos altares laterais e a transferência do ambão para a frente do altar e junto à assembleia dos fiéis. O espaço da chamada capela-mor continua ainda por definir.
Neste desenho de Junho de 1971 percebe-se como a ideia vai evoluindo e os espaços se vão alterando. O espaço da capela-mor está já ocupado com bancos para fiéis ou coro. Neste desenho o lugar da presidência e do sacrário sofreram também algumas alterações.
Neste desenho é possível ver a proposta de criação de uma nova ala, um novo espaço para a assembleia, perpendicular à já existente e orientada para o presbitério. Para tal a amarelaovê-se as paredes a demolir e a rosa as pareces a construir.
A ter sido desenvolvido o projecto acima desenhado hoje teríamos uma igreja de Cristo Rei mais ou menos semelhante à deste desenho de perspectiva.
Este é desenho do resultado final e que hoje podemos apreciar ainda no local, como se pode ver pela fotografia que segue.
Sem comentários:
Enviar um comentário