quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Antífonas do Ó


A sete dias da noite de Natal a Igreja apela fervorosa a vinda do seu Senhor e Salvador com antífonas próprias para o Magnificat.
São as Antífonas do Ó, que desde o século VI marcam cada dia da semana que nos separa do Natal e que se iniciam com essa letra que assinala a admiração e a expectativa.
A celebração da festa da Expectação de Nossa Senhora, ou da Senhora do Ó, cuja devoção encontramos presente em diversos locais de Portugal, dava início a esta semana. Hoje já não celebramos esta festa mas as antífonas são ainda cantadas no Oficio litúrgico de Vésperas, dando desta forma uma caminhada muito particular a estes dias prévios ao nascimento do Menino.
No seu conjunto, bem como individualmente, estas exuberantes antífonas recordam os traços característicos do Messias. Partindo de Deus, da sabedoria incriada, atravessando os séculos e a história da promessa, terminam no presépio de Belém onde repousa humildemente o Emanuel.
Cantando ou rezando seguimos o percurso da Promessa, descemos do Paraíso, passando pelos Patriarcas e os reis de Judá, para chegar até à doce e humilde serva, a filha de Sião, a Virgem Maria que adora de joelhos o menino como seu Deus e o estreita nos braços como seu filho.
Caminhemos juntos, colocando nos nossos lábios as palavras que podem de uma forma penetrante iluminar a nossa espera como iluminou e suavizou a espera de Maria.

1 comentário:

  1. Santa Maria,Mãe de Deus, conservai em nós um coração de criança, puro e límpido pronto a abrigar o Menino todos os dias da nossa vida.
    GVA

    ResponderEliminar