domingo, 13 de dezembro de 2009

Homilia Domingo III do Advento

O convite de São Paulo aos Filipenses “alegrai-vos sempre no Senhor” marca este terceiro domingo do Advento. É esta alegria que atenua a cor litúrgica do roxo, dando-lhe este tom rosa que colocamos nos paramentos, e que também justifica a denominação de domingo “gaudete”, domingo da alegria, que se dá a este terceiro domingo do Advento.
Contudo, o convite de São Paulo à alegria não é um convite fácil, simples, pois a alegria de que São Paulo fala, a que São Paulo nos convida, é uma alegria que nasce do Senhor uma alegria de bondade, é afinal algo mais que um simples estado de espírito ou de disposição psicológica. A alegria cristã a que somos convidados neste terceiro domingo do Advento é a vitória de um combate e o fruto de um sementeira.
Houve tempos, e certamente ainda há pessoas que pensam assim, em que se considerava que a alegria era uma ofensa a Deus. De alguma forma tinha-se esquecido a recomendação de São Paulo e por uma influência jansenista considerava-se a alegria como um estado contrário ao ser cristão. A mentalidade e a espiritualidade deixaram-se marcar profundamente pela dor e pela tragédia da sexta-feira santa, pelo peso do pecado, por um sentido trágico da vida em que Deus aparece como um tirano e um justiceiro implacável. Não havia lugar nem para a felicidade nem para a alegria pois elas atentavam contra Deus.
Hoje, pelo contrário, a vida cristã e a espiritualidade estão incondicionalmente marcadas pela alegria, pela alegria da manhã de Páscoa e da ressurreição. Contudo, devemos interrogar-nos se esta alegria é verdadeiramente cristã ou um simples estado psicológico. Será que não nos colocámos nos antípodas da espiritualidade jansenista, esquecendo que a alegria cristã é também ela marcada e profundamente marcada pela dor, e não o pode deixar de ser? Resiste, ou resistirá a nossa alegria aos momentos de dor e de deserto em que a vida tantas vezes nos coloca?
A nossa concepção e construção da vida espiritual, da relação com Deus, assenta hoje muito na ideia de bem-estar, de satisfação, na ideia de uma tranquilidade e uma calma incomparáveis, de um estado “soft” em que a alegria é mais uma das manifestações desse mesmo estado. De alguma forma é como se na vida espiritual não houvesse problemas, como se na nossa intimidade e proximidade com Deus ficássemos livres dos problemas. Nesta concepção presume-se que na relação com Deus se elimina todo o mal, desaparecem todos os conflitos, que não existem acidentes.
Ora, a verdade é que não é assim, e a alegria que se vive ou que buscamos viver só pode ser o resultado de uma vitória, de um dom que nos chega de Deus depois de vencermos o combate. A nossa relação com Deus não é uma sesta tranquila, um encontro mágico e prazenteiro, é uma luta de corpo a corpo, como a de Jacob e o anjo ou como a de Jesus no jardim das oliveiras quando teve que confrontar a sua vontade com a vontade do Pai. E quando vencemos e nos vencemos no combate contra o mal então a alegria surge, a alegria verdadeira que é dom de Deus pela vitória alcançada.
Esta luta corpo a corpo torna-se ainda mais acutilante quando se processa na nossa existência comunitária, quando temos que nos relacionar uns com os outros, quando nos vemos confrontados com a necessidade de colocar a questão que as multidões colocavam a João Baptista depois de ouvirem a sua pregação junto ao rio Jordão: “o que devemos fazer” para, vivendo uns com os outros, alcançar a alegria?
A resposta de São João não é propriamente extraordinária, porque de facto o que recomenda, e nos recomenda também a nós, é que nos demos conta daqueles que estão ao nosso lado, que partilham a nossa vida e o nosso mundo, e vivamos na justiça e na solidariedade com eles. São João não pede nenhuma ascese, nem penitências dolorosas, nem exercícios de piedade balofa, mas apenas que partilhemos o que temos e vivamos em justiça, uns com os outros, ou seja, que vivamos a caridade fraterna. E quando vivemos em caridade, quando semeamos a bondade e o amor nas nossas relações familiares, comunitárias, alcançamos também aí o fruto da alegria que é dom de Deus.
A realidade do nosso dia a dia parece no entanto querer contradizer que esta vitória e este fruto sejam possíveis, que aconteçam de facto. Tal deve-se a essa falta de consciência, da nossa parte, daquilo que nos é dito pelo profeta Sofonias “o Senhor teu Deus está no meio de ti”. Acreditamos muito pouco nisto, que Deus está de facto no meio de nós e por essa razão não nos entregamos completamente ao combate contra o mal nem nos deixamos guiar pela bondade na nossa sementeira da caridade. A nossa fé e a correspondente alegria estão ainda manietadas pela ideia de um Deus distante e uma alegria que lhe é ofensiva. Necessitamos por isso de continuar a viver uma conversão que nos transforme, de continuar por mais algum tempo neste Advento preparatório para o nascimento do Senhor e no qual este domingo da alegria é uma paragem alentadora.
Desta forma e nesta caminhada para o Natal, para a celebração da vinda de Deus até nós na nossa condição humana, peçamos a São João que nos alcance de Deus o sentido da sua presença actual entre nós e em nós e a alegria de exultar como ele exultou no seio de sua mãe Isabel perante tal presença.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,
    Na homília longa e profunda de inspiração e reflexão que proferiu neste "domingo da alegria", tomo a liberdade de respigar algumas das frases que me tocaram particularmente ...
    "Esta luta corpo a corpo torna-se ainda mais acutilante quando se processa na nossa existência comunitária, quando temos que nos relacionar uns com os outros, quando nos vemos confrontados com a necessidade de colocar a questão que as multidões colocavam a João Baptista depois de ouvirem a sua pregação junto ao rio Jordão: “o que devemos fazer” para, vivendo uns com os outros, alcançar a alegria?
    A resposta de São João não é propriamente extraordinária, porque de facto o que recomenda, e nos recomenda também a nós, é que nos demos conta daqueles que estão ao nosso lado, que partilham a nossa vida e o nosso mundo, e vivamos na justiça e na solidariedade com eles. São João não pede nenhuma ascese, nem penitências dolorosas, nem exercícios de piedade balofa, mas apenas que partilhemos o que temos e vivamos em justiça, uns com os outros, ou seja, que vivamos a caridade fraterna. E quando vivemos em caridade, quando semeamos a bondade e o amor nas nossas relações familiares, comunitárias, alcançamos também aí o fruto da alegria que é dom de Deus." ... "A nossa fé e a correspondente alegria estão ainda manietadas pela ideia de um Deus distante e uma alegria que lhe é ofensiva. Necessitamos por isso de continuar a viver uma conversão que nos transforme, de continuar por mais algum tempo neste Advento preparatório para o nascimento do Senhor e no qual este domingo da alegria é uma paragem alentadora." ... Rezemos para que nesta "caminhada para o Natal, para a celebração da vinda de Deus até nós na nossa condição humana, peçamos a São João que nos alcance de Deus o sentido da sua presença actual entre nós e em nós e a alegria de exultar como ele exultou no seio de sua mãe Isabel perante tal presença." Peço desculpa pela longa transcrição.Bem haja.
    MJS

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Frei José Carlos,
    Realmente após a luta contra o mal em que "vencemos o combate e nos vencemos no combate então a alegria surge, a alegria verdadeira que é o dom de Deus pela vitória alcançada". É também a alegria de perceber que a sementeira não foi em vão e que sem ela não haveria predisposição para Deus nos abençoar no acto do combate, da conversão.E este coração renasce renovado para viver com os outros em justiça e fraternidade. Quanto bem- estar espiritual pela verdadeira aceitação do outro.
    Espero que esteja bem, porque quem nos fala desta maneira tem de ter alcançado o fruto da alegria que é dom de Deus. Rezo por si e por todos.
    GVA

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Frei José Carlos
    Que bom seria que procurássemos a Alegria onde ela verdadeiramente se encontra?!... Tudo seria bem diferente: nas relação com mundo e com os outros,sobretudo, com aqueles que nasceram só para sofrer... Sofonias tem muita razão no que diz! Obrigada Frei José Carlos por nos ajudar a pensar e a tomar consciência disto. M.L.

    ResponderEliminar