quinta-feira, 8 de julho de 2010

Apóstolos e nómadas

O cajado, as sandálias, o alforge e a ordem de ir e proclamar não podem deixar de nos remeter para uma situação de andança, de caminho a fazer. A proposta de Jesus para os seus Apóstolos é de alguma forma uma proposta de nomadismo, somos convidados a ser nómadas neste mundo.
E como todos os nómadas dirigimo-nos, ou devemos dirigir-nos, para os locais de alimento, de repouso e de paz, para os locais onde podemos saciar as nossas necessidades. Na fé a nossa fonte de satisfação é o próprio Deus, é para Ele que nos devemos dirigir, o Deus revelado em Jesus Cristo.
Na cruz, contemplando a cruz de Jesus, descobrimos o Deus que nos sacia, que nos ama, e descobrimos como tantas vezes idolatrámos as representações de deus, imagens falsas e projectadas de nós mesmos e que não nos saciam nem satisfazem porque são falsas e ocas de vida.
Na cruz e na vida de Jesus descobrimos o caminho, ele vai à nossa frente mostrando-nos os passos a dar, mas descobrimos também que o Pai nos sustenta, nos vai segurando nos seus braços para que possamos caminhar sem grandes quedas e fracturas. Na cruz de Jesus descobrimos ainda que estamos livres, que nos foi retirado um grande peso que carregávamos e por isso podemos caminhar mais ligeiros. Foi a enxerga do pecado que nos foi retirada e nos torna mais ágeis para caminhar.
Procuremos andar, ainda que por agora carregados com algum peso a mais, mas confiantes que o Senhor vai connosco e nos não deixará sozinhos nesta caminhada.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,
    É reconfortante descobrir que podemos caminhar mais ligeiros, se bem entendo livres de pecados antigos e cuja memória nos persegue.
    Tenho presente as palavras de Santa Teresa d'Ávila:"...quem a Deus tem nada lhe falta só Deus basta."
    Tenha uma santa noite,
    GVA

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Se me permite faço minhas as palavras do Frei José Carlos ... “Na cruz e na vida de Jesus descobrimos o caminho, ele vai à nossa frente mostrando-nos os passos a dar, mas descobrimos também que o Pai nos sustenta, nos vai segurando nos seus braços para que possamos caminhar sem grandes quedas e fracturas.”
    Obrigada pela palavras de coragem e fé que nos deixa para prosseguirmos o caminho e que podemos repetir como uma oração …” confiantes que o Senhor vai connosco e não nos deixará sozinhos nesta caminhada.” Bem haja.

    Que o Jesus abençõe o Frei José Carlos para prosseguir as várias caminhadas que passam também pela “caminhada cibernética”. MJS

    ResponderEliminar