terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jesus escolhe os apóstolos (Lc 6,12-16)

Tarefa assaz difícil, ou nem tanto, a de Jesus, a de escolher entre os seus discípulos doze que partilhassem de modo mais intimo da sua vida e da sua missão. Tarefa difícil porque Jesus conhece-os já do caminho, das jornadas que partilharam, e nas quais pôde ver e ouvir das suas expectativas e ambições. Conhece-lhes os corações e os sentimentos que neles habita, os postos que desejam e o poder que ambicionam.
Contudo, e apesar do que sabe, arrisca, arrisca chamar cada um deles pelo seu nome, deixando-lhes a liberdade da escuta e do seguimento, deixando-lhes as circunstâncias das suas próprias condições de trabalhadores, de irmãos e amigos.
Jesus não chama ninguém desencarnado, isolado, abstractamente, chama histórica e concretamente cada um dos seus discípulos, e de uma forma tão aberta e livre que a possibilidade da traição está sempre presente e assumida. Judas é disso o exemplo.
Mas se Jesus se arrisca a tanto, se avança para uma tarefa tão difícil, é porque não está sozinho, não é uma escolha unicamente pessoal a que assume realizar. Durante a noite, toda a noite, esteve em diálogo com o Pai e a partir dessa realidade e experiência é que se arrisca e faz a escolha. É o amor existente entre ambos, a força do Espírito Santo, que lhe permite a escolha com tudo o que comporta de liberdade e de risco.
Jesus não actua sozinho, não escolhe os doze sem qualquer outro apoio, bem pelo contrário, como em tantas outras situações difíceis recorre ao Pai para iluminar a sua decisão e opções, assenta e reforça-se no amor do Espírito Santo para realizar a sua missão. Atitude de humildade, de submissão filial, atitude confiante que aceita que na sua história e para seus apóstolos entre um conjunto de homens que tem muito pouco de perfeitos, de capacitados, de recomendáveis.
Mas não é necessário um vazio, uma lacuna, para que se possa preencher, uma brecha por onde possa entrar a luz? Estes homens pescadores e pecadores, ainda centrados em si próprios e nas suas expectativas, irão um dia, face à perda total de tudo o ambicionado, ser capazes de se abrirem também eles ao dom do amor filial, ao Espírito Santo que os transfigurará. Será então Pentecostes!

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A partilha e meditação de hoje, após alguma reflexão, talvez pela complexidade do tema, leva-me a reler um outro texto que publicou como “Meditação Diária” em 7 Julho p.p., intitulado “Doze Apóstolos”. Para mim, a interpretação desta última foi mais fácil porque mais tangível, face à minha falta de formação. Penso na cadeia que se estabelece entre o Pai, Jesus, Apóstolos e nós, enquanto seres vivos e acredito que o amor do Espírito Santo pode operar as transformações para que sejamos “discípulos de Jesus”. Permita-me que saliente algumas frases da homília que citei anteriormente ...” ” O seguimento de Jesus, a participação no grupo dos doze, não se faz assim por meio da separação, da segregação ou exclusividade. O seguimento implica a naturalidade, as relações fraternas e familiares, sociais e até políticas. Somos discípulos de Jesus nas “nossas circunstâncias”” …
    Atrevo-me a perguntar, Frei José Carlos, como interpretar ... a necessidade de ” um vazio, uma lacuna, para que se possa preencher, uma brecha por onde possa entrar a luz”?
    A oração permanente que alimenta e reforça a nossa fé, a meditação, o estudo, o esforço de coerência entre os ensinamentos de Jesus e a nossa prática quotidiana, pressinto que não são suficientes para darmos “testemunho da sua Boa Nova”.

    Obrigada , Frei José Carlos, por nos interpelar, nestas partilhas, por nos mostrar a dificuldade do “Caminho”. Bem haja.
    Um abraço fraterno, MJS

    ResponderEliminar