quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel, Rafael

Do silêncio de Deus surgiram na vida e na história dos homens. Foram enviados para cumprir uma missão e cumpriram-na, ou continuam a cumpri-la cada dia, em cada história e em cada homem. Foram, e são, enviados, eles que contemplam Deus face a face e portanto trazem aos homens um reflexo dessa contemplação.
A arte representa-os em beleza porque só podem ser belos os seres que contemplam a suprema beleza face a face. Povoam os quadros da Anunciação, da história de Tobias, do juízo final e da vitória sobre o maligno. Os seus vestidos e a armadura dançam ao ritmo do vento, leves como eles e as plumas das suas asas. São belos e graciosos, seres eternos, espirituais, mas também visualmente carnais. Um lírio na mão, um peixe, uma balança, marca o que cada um foi incumbido de realizar, a missão a que cada um foi destinado.
Hoje continuam as suas missões e junto de nós continuam a manifestar a presença de Deus. Gabriel recorda-nos o Deus que se fez homem como nós, a necessidade de uma resposta e de um coração puro como um lírio para que ainda hoje esse mesmo Deus se faça homem. Miguel recorda-nos como Deus está connosco, como com a sua força podemos vencer o mal que nos ataca. Rafael recorda-nos que em Deus se encontra o remédio para os nossos males, que mesmo quando caímos e nos ferimos Deus vem ao nosso encontro com o remédio para nos curar.
Que melhores companheiros de viagem poderíamos pedir ao Senhor que os três Arcanjos. Que eles sempre nos acompanhem e protejam.

A imagem é uma das raras representações, se não a única, que se encontra em Lisboa do Arcanjo São Rafael. Encontra-se na igreja paroquial de São João da Praça.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    A propósito da festa litúrgica dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael fala-nos da “ponte” entre Deus e os homens estabelecida pelos Santos Arcanjos fazendo sentir a presença de Deus junto de nós e das respectivas missões.

    De uma forma muito bela lembra-nos a missão de cada um … “Gabriel recorda-nos o Deus que se fez homem como nós, a necessidade de uma resposta e de um coração puro como um lírio para que ainda hoje esse mesmo Deus se faça homem. Miguel recorda-nos como Deus está connosco, como com a sua força podemos vencer o mal que nos ataca. Rafael recorda-nos que em Deus se encontra o remédio para os nossos males, que mesmo quando caímos e nos ferimos Deus vem ao nosso encontro com o remédio para nos curar”.

    Rezemos para que os Santos Arcanjos … “sempre nos acompanhem e protejam”.

    Obrigada Frei José Carlos por esta maravilhosa partilha redigida e ilustrada com grande beleza que nos ajuda à nossa elevação espiritual, à nossa meditação. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    MJS

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Frei José Carlos,
    Numa prosa poética faz-nos o retrato dos três Arcanjos, mensageiros e ponte entre o Altíssimo e nós e relembra-nos a invocação da sua protecção.
    Com que inefável amor o Criador fez nascer os Anjos, arautos da Paz e do Bem.Tendo presente as nossas fraquezas, deu-no-los como nossos zelosos guardadores, companheiros da viagem.
    Um abraço,
    GVA

    ResponderEliminar