segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Eles seguiram-no! (Mt 4,22)

Passado o portal do primeiro domingo Advento eis que nos encontramos com um convite, “vinde e segui-me”.
Iniciamos uma caminhada, que afinal é uma resposta a um convite.
Não é iniciativa nossa, alguém nos precede e nos desafia no seu seguimento.
Como vou eu responder?
No mundo grego e no judaísmo do primeiro século seguir um mestre implicava um conjunto de serviços e prestações àquele pelo qual se tinha optado. Era o discípulo que escolhia o seu mestre e portanto devia mostrar-lhe por gestos a sua opção e preferência.
Com os discípulos de Jesus a realidade é diferente, pois é o mestre que escolhe e chama aqueles que o seguem. O seguimento não se traduz assim por uma manifestação ou demonstração de preferência, mas por um acolhimento de uma intimidade oferecida.
O convite ao seguimento de Jesus desafia-nos assim na obediência espontânea e imediata, uma vez que esta intimidade partilhada nos qualifica como testemunhas e colaboradores, nos envolve numa dinâmica de um “ser com” para um “ser para”, ser com Jesus para ser para os homens nossos irmãos.
Que hoje o meu seguimento de Jesus se traduza numa prontidão e num ardor renovado, numa intimidade profunda que me leva ao testemunho fiel.

 
Ilustração:
“O chamamento de São Pedro e André”, de Caravaggio, Palácio de Buckingham, Londres.

2 comentários:

  1. "Vinde e segui-me!" Este convite ecoa dentro de mim neste primeiro dia de Advento e pergunto-me: como vou responder-lhe? Tenho receio de me perder no caminho, de não levar ao fim nenhum dos meus propósitos, de não confiar suficientemente... Mas é preciso seguir a estrela e acreditar. Iniciar o caminho e seguir em frente. Inter pars

    ResponderEliminar
  2. No dia em que celebramos a festa do Apóstolo André, Frei José Carlos oferece-nos uma maravilhosa reflexão sobre o convite que Jesus nos dirige à semelhança do que fez a André e a Pedro e a todos os outros discípulos “Vinde e segui-me”. É um convite cuja resposta não é fácil mas que importa e merece que saibamos dizer Sim. Como nos recorda é um seguimento que é ...”um acolhimento de uma intimidade oferecida” e que ... “nos envolve numa dinâmica de um “ser com” para um “ser para”, ser com Jesus para ser para os homens nossos irmãos”... . Obrigada, Caro Frei José Carlos, por esta profunda partilha e bela ilustração no início da caminhada do Advento que nos ajuda a meditar. Bem-haja. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde. Um abraço fraterno,

    ResponderEliminar