sábado, 2 de outubro de 2010

Os Anjos da Guarda

Habituámo-nos a eles e tão habituados andamos que já nem damos conta da sua presença. Mas estão lá, permanecem, ainda que silenciosos, transparentes, atentos, à espera. Funcionamos com eles como com o “kit de emergência”, confiantes que estejam lá, à espera que os procuremos quando tivermos necessidade deles.
E no entanto quando os procuramos não estão, ou não têm a resposta que queríamos, parece que se ausentaram para parte incerta e nos deixaram sós, entregues a nós mesmos.
E de facto não estão lá, porque simplesmente não podem estar. Eles caminham à nossa frente, abrem-nos à Porta, ateiam-nos para a Luz, despertam-nos para a Vida, guiam-nos no Caminho. Estão sempre à frente e de pé como no quadro de Jacek Malczewski. Onde mais poderiam estar aqueles que contemplam Deus face a face senão à frente?
Assim, quando os procuramos, quando nos dirigimos a eles, a cada um deles, não pode ser senão para lhes pedir que nos conduzam a Deus, para nos convertermos, para nos levantar-mos da nossa preguiça e seguirmos nas suas pisadas, para nos ensinar a ser para com os nossos irmãos outros tantos anjos da guarda.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    O texto que escreveu e que connosco partilha é profundo, reconfortante, belo na forma literária, e sensivelmente ilustrado. Muitos de nós aprenderam e ensinaram aos mais pequenos com as primeiras orações, a oração ao Anjo da Guarda que diariamente rezamos. Os Anjos da Guarda é como o Frei José Carlos diz o “Kit de emergência”, a mão que precisamos segurar quando temos necessidade, porque nos “sentimos entregues a nós próprios”, a força e a confiança que procuramos para prosseguir o “Caminho”.
    Oremos aos Santos Anjos da Guarda para nos guiarem e iluminarem no “caminho que nos conduz a Deus” e para “nos ensinarem a ser para com os nossos irmãos outros tantos anjos da guarda.”

    Obrigada Frei José Carlos pela partilha da Meditação. Bem haja.

    Um abraço fraterno,
    MJS

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Frei José Carlos, temo-los como presença garantida. Dizemos às crianças, quando salvas de algo inesperado e desagradável que foi por intervenção do seu Anjo da Guarda. Porém, tão limitados à nossa condição humana, nem sempre lhes pedimos que ..."nos conduzam a Deus para nos convertermos, para nos levantarmos da nossa preguiça e seguirmos nas suas pisadas, para nos ensinar a ser para com os nossos irmãos outros tantos anjos da guarda.", prece que connosco partilha, motivando-nos a invocá-los com estes propósitos.
    Tenha uma santa noite.
    GVA

    ResponderEliminar