segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vede pois como ouvis! (Lc 8,18)

Vede pois como ouvis! É assim que Jesus chama a atenção para os seus discípulos depois de lhes ter contado a parábola do semeador, de a ter explicado e de ter dito que não se acende uma candeia luminosa para se esconder debaixo da cama.
Vede como ouvis! Porque podeis ouvir de passagem, podeis ouvir como se não fosse para vós, podeis até fazer ouvidos moucos, ou ouvir apenas o que vos interessa. Mas podeis também ouvir com o coração, ouvir até o sussurro leve da voz de Deus na brisa fresca da tarde, ou o grito de socorro apelando à misericórdia e à caridade nas mãos estendidas daqueles que não têm pão nem trabalho. Podeis ouvir, embora seja necessária a atenção, a disposição, o tempo e o silêncio, e a prova exercida da palavra ouvida.
Maria de Nazaré é o exemplo puro da verdadeira escuta e por isso quando se apresenta para O buscar e levar de regresso a casa, Jesus diz à multidão que “sua mãe e seus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. A escuta anda associada à prática, esta revela e confirma a palavra escutada, transforma-a dando-lhe vida, presença e actualidade.
Vede pois como ouvis! Vejamos pois como ouvimos e praticamos a palavra ouvida!

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por esta profunda e bela partilha da “Meditação Diária” : Vede pois como ouvis! (Lc 8,18).
    Passo a citar ...” Mas podeis também ouvir com o coração, ouvir até o sussurro leve da voz de Deus na brisa fresca da tarde, ou o grito de socorro apelando à misericórdia e à caridade nas mãos estendidas daqueles que não têm pão nem trabalho”.
    Obrigada por nos lembrar que para que tal aconteça é preciso estar atento, disponível, estar aberto ao próximo, para praticarmos a “fraternidade e a misericórdia”.
    Bem haja, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    MJS

    ResponderEliminar
  2. ai sim falou serto vede como ouvis para ver oque ouve tem que faser so assim tem resposta
    de deus è promessa de deus é infalivel parabens.

    ResponderEliminar