terça-feira, 4 de abril de 2017

Então sabereis que Eu Sou! (Jo 8,28)

Visão de São Tomás de Aquino, de Santi di Tito
No trecho do Evangelho de São João, que nos é proposto hoje, encontramos por três vezes a expressão “morrereis nos vossos pecados”. Sentença sem apelação.
Mas que nos quer dizer Jesus com estas palavras, com esta sentença, ele que veio não para julgar mas para salvar o mundo?
Para compreender o que nos quer dizer, o porquê desta sentença, temos que olhar para a chave que nos apresenta para a sua compreensão: “vós sabereis que Eu Sou!”
Este “Eu Sou” ressoa fortemente nos ouvidos dos escribas e dos fariseus que o escutam, pois sabem que tal afirmação diz respeito a Deus na revelação a Moisés.
Foi a Moisés que Deus se revelou como “Eu Sou”, é o nome de Deus, é a sua identidade. Este homem de Nazaré, este Jesus, proclama para ele próprio aquilo que pertence a Deus, proclama-se Deus.
Jesus revela aqui e desta forma a sua identidade verdadeira, ele é o enviado do Pai, e este “Eu Sou” ficará totalmente patente aos olhos de todos quando ele for levantado na cruz.
Na cruz ficará visível o seu ser de amor, a entrega feita ao homem desde o primeiro momento da criação quando lhe conferiu a imagem e semelhança, ficará patente a descida à habitação humana na sua maior fragilidade para que ela pudesse subir à divindade.
Na cruz todos ficamos a saber que Deus é um Deus activo, um Deus do presente, um Deus de amor, um Deus da vida, um Deus que perdoa quando se entrega, que confia no homem mesmo quando ele o crucifica.
Como são fortes as palavras de Jesus, como nos revolucionam os sistemas estabelecidos, as concepções idolátricas. Por essa razão, não podemos mais que balbuciar esta oração: “Senhor eu acredito em Ti, acredito na tua palavra, mas aumenta a minha fé, de modo que eu viva da tua vida, afim que eu seja em ti.


Ilustração:
“Visão de São Tomás de Aquino”, de Santi di Tito, Museu de São Marcos de Florença.

1 comentário:

  1. Obrigada,Frei José Carlos pela profunda e bela reflexão tão rica de sentido que nos dá força para a nossa caminhada Quaresmal.Gostei muito .
    Ajuda-nos a refletir com profundidade.Bem-haja.Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar