quinta-feira, 6 de abril de 2017

Quem é que pretendes ser? (Jo 8,53)

A discussão entre Jesus e os seus interlocutores vai subindo de tom, ao ponto de o acusaram de ser um demónio. A tensão é extrema e as pedras que procuram para apedrejar Jesus mostra a gravidade da situação, a tensão a que se chegou.
Tudo isto porque a palavra de Jesus os provocou em todos os sentidos, mas de modo mais incisivo quando lhes disse que se guardassem a sua palavra não veriam a morte. Afinal quem é que ele era? Ou melhor, quem é que ele pretendia ser? Porque ninguém pode escapar à morte!
E contudo, as palavras de Jesus não podem ser mais verdadeiras, porque guardar a sua palavra é guardar a Palavra de Deus, é guardar a Palavra que está presente desde o primeiro momento da criação, que faz as coisas surgirem do nada e à imagem e semelhança da qual o homem foi criado.
Guardar a palavra de Jesus é guardar fidelidade a uma palavra que não pode mentir, é permanecer numa palavra que se mantém fiel apesar de tudo o que o homem pode fazer ou duvidar, dos ouvidos que pode fechar.
Na nossa vida existe por vezes também esta tensão entre a Palavra de vida que recebemos e que nos é oferecida e as certezas que vamos construindo e nos impedem de acolher a palavra, a vida divina que ela nos traz.
É muito mais fácil acreditar nas palavras dos homens, ainda que o vento as leve como o pó, que acreditar numa Palavra que se encarna, que ama até à morte, que se entrega para ser crucificada. Paradoxo de uma palavra viva, de vida, que se deixa matar, aniquilar.
Nesta caminhada da Quaresma rezamos ao Senhor para que nos liberte das palavras vãs, do ruido de fundo das palavras que circulam e nos enredam num vazio sem sentido, e que saibamos acolher a Palavra viva de vida que nos liberta da nossa morte e finitude, que nos assume na sua imortalidade divina.

 
Ilustração:
“Ecce homo”, de Mihály Munkácsy, Museu Déri, Debrecen, Hungria.

1 comentário:

  1. Obrigada,Frei José Carlos pela maravilhosa Meditação.Profunda e rica de sentido para a nossa caminhada Quaresmal.Gostei muito.Bem-haja.
    Que o Senhor o ilumine e o abençoe.Desejo-lhe um bom fim de semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar