segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pamplona-Puente la Reina Etapa Terceira

Eis que já estamos em Puente la Reina, mas para chegar aqui desde Pamplona há que atravessar o Alto del Perdón. É um monte até não muito alto, mas o nome parece significar a dificuldade que é inerente à realidade.
É dificil perdoar como é dificil subir ao alto do monte e depois descer. Para o salvarmos temos que parar várias vezes, respirar fundo, controlar as emoções e as dores musculares e depois retomar a caminhada até ao alto. É assim o perdão, algo a exigir sempre algo mais de nós.
No cimo do monte um monumento simples de ferro diz-nos que ali o caminho do vento se cruza com o caminho das estrelas. Hoje cruzava-se com o caminho de vários peregrinos que ao momento ali retiraravam alguma da magia do momento e do lugar. Salvou-nos a passagem por ali uma surrapa de café que alguém inteligente decidiu ir para ali vender, para aquele alto ventoso e frio, e que nos aqueceu o coração e o estômago.
Descendo já do monte e pouco antes de Puente la Reina, um desvio de alguns quilómetros, o corpo ainda o permite, para visitar a ermida de Eunate, um templo octogonal construido pelos templários à senelhança da igreja do santo sepulcro em Jerusalém. Infelizmente, é segunda-feira, estava fechada e por isso apenas pudemos ver por fora, mas valeu a pena.
Aqui em Puente la Reina uma cidade construida especialmente para o Caminho, onde a ponte é ponto incontornável de referência, vários encontros no albergue. Estamos aqui alemães, franceses, eslovenos, brasileiros, espanhóis e não sei mais...
Agora vou tentar celebrar a eucaristia na igreja da Santiago. Amanhã iremos até Estella se Deus quiser.

2 comentários:

  1. Boa tarde Frei José Carlos,

    Obrigada pelas notícias, pela partilha. É importante sabermos que continua bem e a usufruir espiritual e convivialmente do Caminho. ... "É dificil perdoar"... (...) "É assim o perdão, algo a exigir sempre algo mais de nós." ... Frei José Carlos, sabe melhor do que eu, certamente, que é um exercício quotdiano que requer muita humildade, difícil, por vezes, doloroso, mas que vale sempre a pena.

    Boa celebração. Bom descanso. Bom caminho.

    Que Jesus o proteja assim como a todos os peregrinos. Bem haja.

    Saudações amigas. MJS

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Frei José Carlos,
    Temo-nos deleitado com os seus relatos que nos fazem viajar até aí,a saborear a Natureza, a apreciar a criatividade do homem, o são convívio entre tantas nacionalidades diferentes, mas unidas no mesmo crer, alimentado pela espiritualidade dos sinais.O Caminho é tudo isso e ainda a "marca" das suas celebrações, sublimando na Eucaristia as experiências das vivências e das partilhas.
    Que o Senhor vos acompanhe como só Ele sabe a quem caminha ao Seu lado.
    Um abraço,
    GVA

    ResponderEliminar