sábado, 1 de maio de 2010

Roncesvalles-Larrasoaña Etapa Primeira

Já estamos em Larazoana depois de perto de trinta quilómetros percuridos. Saimos cedo de Roncesvalles, eram sete da manhã e chegámos aqui perto da hora de almoço. Na entrada no albergue já uma fila mas ainda assim não fomos dos que chegámos mais tarde.
Ontem à noite em Roncesvalles celebrámos com os peregrinos, para cima de duzentos. Hoje pelo caminho e nos encontros das passagens e ultrapassagens alguns foram-me perguntando se eu não era o padre que estava de botas de caminhada. Chamou-lhes a atenção um padre jovem e de botas. Não é habitual nem aqui no Caminho. Hoje vou celebrar aqui no albergue, não há missa no povo e assim celebrarei apenas aqui para os peregrinos que quiserem participar.
O percurso até aqui foi maravilhoso. Saímos de Roncesvalles com nevoeiro e chuva, depois de uma noite de chuva intensa e forte. No entanto esta chuva e este tempo trouxe ao percurso uma dimensão mágica, porque entre os montes e a floresta verde parecia que estavámos em outro mundo, ou pelo menos na criação de um mundo novo e belo. Mas também neste mundo a morte está presente e assim no alto de um monte um monumento a um japonês com 64 anos que morreu ali ao fazer o Caminho.
A chuva e a solidão,apesar dos encontros, permitiu-me rezar durante a manhã, por mim e por todos aqueles que se encomendaram às minhas orações.
Depois da caminhada é agora tempo de descansar, pois os pés já doiem um pouco e recuperar forças para amanhã fazer o percurso até Pamplona.
Se Deus permitir darei notícias.
A Deus dou graças por ter chegado aqui sem qualquer problema de maior.
Louvaod seja o Senhor que nos amou e nos ama em cada irmão e obra da natureza.

2 comentários:

  1. Boa tarde Frei José Carlos,
    Como é bom saber que está tudo a correr bem, a apreciar o que o Caminho lhe oferece, a celebrar, a rezar, a louvar o Senhor pelo Seu Amor em cada um de nós e na obra da Natureza.Agradecemos as suas orações e damos graças consigo.
    A continuação de uma sã e proveitosa caminhada.
    Um abraço,
    GVA

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Frei José Carlos,

    Que bom termos notícias do irmão e sabermos como tudo está a decorrer bem. Posso perguntar se este caminho que vai percorrer é essencialmente de "trilho"? Obrigada pelas orações e pela partilha. Bem haja. Continuação de uma boa caminhada e de tudo o que deseja alcançar, ao Frei José Carlos e a todos os peregrinos. Boa celebração."Ausentes estaremos presentes".
    Saudações amigas. MJS

    ResponderEliminar