sábado, 8 de maio de 2010

Santo Domingo da Calçada - Vilafranca Montes de Oca Oitava Etapa

Aproximo-me da cidade de Burgos, estou no sopé dos Montes de Oca que nos separam dessa cidade. Para estar aqui fiz quase duas etapas neste dia, é a necessidade de se ganhar tempo, pois não tenho o mês todo para fazer o Caminho. Tenho prazo de chegada.
Devido a esta opção, e ao esforço dispendido, apareceram as primeiras bolhas nos pés, e como sempre, ou pelo menos comigo é assim, nos lugares mais inusitados. Amanhã o ritmo já vai ter que ser diferente.
Saí cedo de Santo Domingo, onde ontem participei numa celebração eucaristica inserida na novena do santo, pois é agora a sua festa. Hoje tive a oportunidade de passar pela sua terra natal que também está em festa.
Hoje, graças a Deus e a algumas voluntárias consegui entrar em várias igrejas do caminho, que habitualmente estão fechadas por causa dos roubos. Hoje, contudo, como andava um grupo especial a fazer uma caminhada estavam abertas e assim disponiveis para os peregrinos visitarem.
Para além da cultura, da história e da arte foi interessante conversar com as duas voluntárias que estavam presentes. O comentário é que passa muita gente, mas são poucos os que entram para ver ou para rezar.
Em Belorado, onde tinha previsto terminar esta jornada e etapa e estava à hora de almoço, entrei no Mosteiro das Clarissas, estavam a rezar a hora intermédia, o que me deu um prazer imenso pois acompanhei-as na oração comunitária. Surpreendentemente duas noviças dirigiam o Oficio, simples mas muito tranquilo e tranquilizante. Pelos jeitos e por algumas coisas que tenho ouvido e visto a vida de clausura, vivida com autenticidade e fidelidade, suscita vocações. Dei graças a Deus pela oportunidade de estar ali, por ter deixado o caminho por uns metros para correr o risco de poder visitar ou não aquela igreja.
Ao sair dali um grupo de peregrinos ciclistas portugueses de Aveiro cruzou-se comigo. Reconheceram-me pela marca da mochila, que pelos vistos é portuguesa, o que não sabia. Mas o que sei que é portuguesa é a marca das botas, que hoje dei conta que já estão todas rotas. Se chove muito mais do que tem chovido deixarão entrar água e neste momento, face ao andado e ao que falta andar, começo a temer se chegarão a Santiago. Esperemo que sim, porque não há nada pior numa caminhada como esta que estrear umas botas novas, não há pés que aguentem.
Ao adiantar esta etapa deixo para trás alguns elementos do grupo que me tem acompanhado, nomeadamente os espanhóis com quem jantei ontem e antes de ontem. Um deles possivelmente terá que ir para casa mais cedo pois contraiu uma tendinite e portanto tem muita dificuldade em caminhar, em manter o ritmo, porque é uma questão importante o ritmo com que caminhamos.
Daqui a pouco vou celebrar a Eucaristia aqui no albergue para alguns peregrinos pois não há celebração na aldeia, a igreja está mesmo fechada. Será uma experiência nova, pelos menos para os outros peregrinos, pois não reconheço ninguém que já me tenha visto celebrar pelo que será uma novidade para eles. Ouço já pessoas perguntarem à hospitaleira onde será, ela colocou um pequeno aviso na recepção para informação dos peregrinos.
Depois da Eucaristia será tempo para uma sopa quente, ou uma vez mais um prato de macarrones com molho de tomate e queijo, o habitual "menu do peregrino". A seguir o descanso porque aqui toda a gente se deita cedo, e os próprios vigilantes fazem tudo para que estejamos todos na cama bem cedo. Pela manhã é preciso que tudo esteja livre antes das oito, são as regras dos albergues, porque quem quer diferente e ficar na cama até mais tarde reserva hotel.  

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,
    Mais um mimo do Senhor, a Partilha da Hora Intermédia no Mosteiro.E haverá vida mais bela, mais semelhante à do Paraíso do que viver numa comunidade de clausura...
    Quanto às bolhas não as deixe infectar,poderá em Burgos, numa farmácia encontrar algo que as suavize e mesmo umas botas confortáveis, ainda que novas.Temos contabilizado os quilómetros que já são muitos em relativamente pouco tempo e a graça de Deus revela-se na sua caminhada.
    Temos a certeza que a sua celebração vai tocar bem fundo esses peregrinos como instrumento de Jesus.
    Tenha uma santa noite.
    GVA

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Frei José Carlos,

    Obrigada por esta interessante partilha e que é , como sempre, uma forma de termos também notícias do irmão. É um bela crónica do Caminho que apesar da diversidade do relato que faz tem um fio condutor e um nível elevado de espiritualidade. Damos graças a Deus pela oportunidade que tem tido de celebrar a Eucaristia quase diariamente e o interesse que os outros peregrinos manifestam em assistir às celebrações do “Cura del Camino” se me permite. Há somente um “senão” o cansaço dos pés que se manifesta da pior forma. Como a força interior do Frei José Carlos é muito grande e rezamos para que consiga atingir o objectivo que traçou vai conseguir ultrapassar algo de menos bom que se depare.
    As melhoras. Boa celebração. Um Santo descanso.
    Continuação de bom Caminho. Rezamos para que Jesus proteja o Frei José Carlos e todos os peregrinos. Bem haja.
    Saudações amigas. MJS

    P.S. O Frei José Carlos tem certamente a experiência de outras caminhadas. Mas permito-me dois conselhos. Se precisar de utilizar botas novas ou sapatos, antes de caminhar no exterior, é importante passar o interior do calçado por água fria, retirar imediatamente; passar igualmente no interior do calçado: creme (passe a publicidade “nívea” é excelente) ou mesmo Halibut ou outra pomada ou creme gorduroso, particularmente nas partes que tocam os pontos mais sensíveis dos pés, o que depende de cada um de nós (embora haja pontos onde o calçado é sempre mais duro) e, em seguida treinar , no piso de casa). Repetir a operação com creme apenas, até que se revele necessário.

    Para o peregrino espanhol: em Espanha há um spray que pode aplicar em toda a zona aonde se faz sentir a tendinite (analgésico) que faz "milagres" e que pode adquirir em farmácia e que se designa por “REFLEX”. Um anti-inflamatório e um pouco de gelo com algum descanso poderão ajudar. As melhoras de todos . MJS

    ResponderEliminar