segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Datas para a Memória da Igreja e Paróquia de Cristo Rei

A publicação de uma fotografia antiga no dia em que a Paróquia de Cristo Rei celebrou os seus trinta e cinco anos suscitou bastante interesse e levantou algumas dúvidas e perguntas que convém esclarecer.
Os dominicanos chegaram à Gomes da Costa a 14 de Agosto de 1949, instalando-se numa casa que pertencia a D. Emília Matoso Botelho na Rua Afonso de Albuquerque.
Nos primeiros dias de Abril de 1950 dava-se início aos trabalhos de desaterro, para que pudessem ser lançados os alicerces, pela empresa “Ramalhão e Silva”, à qual tinha sido adjudicada a obra.
Aos 28 dias do mês de Agosto de 1951 era lançada a primeira pedra da igreja e convento, numa cerimónia presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto D. Policarpo da Costa Vaz e à qual assistiram as diversas autoridades da cidade do Porto.
Entre as autoridades presentes encontrava-se o Engenheiro Cândido Ramalhete, nomeado Fiscal por parte do Estado das Obras do Convento e Igreja, o Doutor Braga da Cruz, Governador Civil do Porto, o Coronel Lucínio Presa, Presidente da Câmara do Porto, o Engenheiro Brito e Cunha, Director Geral dos Serviços de Urbanização, para além de Vereadores e outros Funcionários Superiores.
A 16 de Abril de 1952, Domingo de Ramos, era inaugurada a cripta da igreja, tendo-se encomendado em Paris um grupo escultório de Georges Serraz com a imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Domingos para o altar, que não chegou a tempo da cerimónia e só mais tarde foi colocado no lugar.
Meio ano mais tarde, em Outubro de 1952, era inaugurada a parte residencial, o Convento.
Aos 23 dias do mês de Maio de 1954 era sagrada a Igreja de Cristo Rei pelos bispos D. Francisco Rendeiro e D. António Ferreira Gomes, tendo sido a celebração transmitida pela Emissora Nacional.
Em Outubro de 1959 era instituído o Convento de Cristo Rei, a comunidade dominicana ali residente atingia o número necessário de frades e a estabilidade de vida para poder passar de Casa a Convento.
Passados vinte anos sobre a instituição oficial do Convento de Cristo, e a pedido de muitas famílias, a 2 de Fevereiro de 1979 era constituída a Paróquia Experimental de Cristo Rei pelo Bispo D. António Ferreira Gomes, sendo nomeado como primeiro Pároco frei Eugénio Boléo.
Passaram trinta e cinco anos sobre a Paróquia e em breve passarão sessenta e três sobre o lançamento da primeira pedra da igreja, bem como sessenta sobre a sua sagração.
Este é assim um ano para fazer memória e sonhar o futuro.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Foi com muito interesse e satisfação que li o texto que elaborou com as datas e alguns detalhes sobre a construção da Paróquia e do Convento de Cristo Rei na sequência da celebração dos trinta e cinco anos da Paróquia que coincidiram com a festa da Apresentação de Jesus.
    Atendendo a algumas alterações e dificuldades no acesso ao site da Paróquia e do Convento de Cristo Rei, desde 2013, e também porque quis perceber as razões que levavam a que no Porto se falasse de uma Paróquia e de um Convento e, em Lisboa, se afirmasse no Convento de S.Domingos de que a Igreja não é uma Igreja Paroquial, conjugado com um poema que escreveu oportunamente, levou-me, já em 2014, a fazer uma pesquisa para informar-me sobre a génese da Paróquia e do Convento de Cristo Rei.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha, pelas ilustrações, pelo entusiasmo e coragem que o(s) aninam e que diariamente o Senhor vos pedirá que “saibam viver de acordo com o Evangelho, testemunhá-lo, fazer com a sua vida a história de Jesus Cristo”. Bem-haja. Que o Senhor ilumine a todos, abençoe e proteja.
    Continuação de boa semana.
    Bom descanso.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar