quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O acaso que é Deus

 
No fundo do abismo encontrei a força para chamar por Deus, estava quase a desejar partir. E então, por acaso, a campainha tocou… Adoro a frase de Einstein: “o acaso, é quando Deus se manifesta incógnito”.
Michael Lonsdale, Actor

Ilustração: Estátua do Salvador na Avenida de Montevideu, no Porto

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Fico a reflectir nas palavras de Michael Lonsdale e a contemplar a ilustração que escolheu e não posso deixar de pensar na relação do desenrolar do quotidiano de cada um de nós e o “acaso”. É um tema importante que sempre se colocou ao Homem ao longo da História e continuará a ser objecto de estudo e debate. Com frequência, ouvimos dizer que “nada acontece por acaso”. Provavelmente, esta é uma das questões que divide crentes e ateus.
    Ciente do “princípio da liberdade para o homem”, para os crentes, “o acaso que é Deus” como intitulou o “Pensamento do Dia”. Pergunto, no peregrinar da vida, quando, por vezes, nos sentimos na linha limite, por várias circunstâncias e, suplicando a Deus que nos ajude, temos a sensação que houve uma mão, uma voz invisível que nos segura, que nos fez alterar o pensamento, como interpretamos essa manifestação, Frei José Carlos? E as boas surpresas que tanta alegria nos dão? Será a beleza a harmonia entre o acaso e o bem? No dia-a-dia, o papel de cada um de nós é imprescindível, mas menor. Espiritualmente, acredito que há algo que nos transcende.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos levam a ir mais além, que nos questionam. Que a graça do Senhor o proteja sempre.
    Continuação de um bom dia.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar