segunda-feira, 15 de junho de 2009

Meditação do Evangelho do dia - Mt 5,38

O discurso de Jesus na montanha é um discurso arrasante, deita por terra todas as nossas concepções mais egoístas e egocêntricas. Oferece a outra face, dá-lhe também o manto e acompanha-o uma milha mais.
Era tão fácil, é tão fácil, recusar e fugir com a face, ficarmos com o manto e a capa, andar uma milha apenas e se possível ainda menos. É tão mais fácil responder com o punho cerrado à mão aberta, querer o que é do outro e que nem é melhor que o nosso, obrigar o outro a fazer por nós o que devia ser nossa obrigação fazer. É o olho por olho e dente por dente, ou melhor o teu olho e o teu dente por apenas nada.
Jesus propõe algo diferente, o que viveu e nos deixou como exemplo, a humildade da livre entrega. Só desta forma poderemos pôr um ponto final no círculo vicioso da violência, da destruição, do mal que se apodera de nós e nos faz querer ter tudo e ser tudo. Como Jesus, não sendo nada, não tendo nada, entregando tudo e entregando-nos totalmente, somos livres para ter tudo e ser tudo, em Deus, verdadeiro e único bem que nos pode saciar e satisfazer.

1 comentário:

  1. Pois mas...por vezes, não é nada fácil dar a outra face !
    Cumprimentos,

    Pedro

    ResponderEliminar