sábado, 8 de agosto de 2009

Encontro da Familia Dominicana


Como tem vindo a acontecer nos últimos anos, também este ano a Familia Dominicana se organizou para fazer o seu passeio anual e encontro familiar. Desta feita foi no Convento de São Domingos de Benfica, antigo cenóbio dominicano cheio de história e de arte.

Foi um momento para conviver, para celebrar a fé, mas também para conhecer um pouco mais da nossa espiritualidade e história, dimensão do Encontro que a imagem registou para o conhecimento futuro.

6 comentários:

  1. Boa tarde

    Olá Frei,

    Acabei de ler e fico na dúvida, não era amanhã e no vosso convento. Não estou a reconhecer esta foto.

    ResponderEliminar
  2. Caro fr. Joosé Carlos, vivermos na mesma comunidade às vezes divide-nos... Neste dia de São Domingos, um ficou em São Domingos de Lisboa e outro foi para São Domingos de Benfica... É assim a nosso Apostolado: nas frentes onde somos precisos. Mas aqui fica a minha acção de graças pelo dom da sua vocação à Ordem e a esta Província portuguesa da Ordem de São Domingos.

    ResponderEliminar
  3. Já agora fica a saber que também criei, há uns meses um blogue... Veja se descobre... Tem a ver com Fernando Namora... mas em versão clerical.

    ResponderEliminar
  4. Olá João Marcos
    Creio que sofreu um pequeno equivoco, porque o Encontro da Familia Dominicana foi celebrado no dia 8. E a foto que ilustra a notícia é da visita que alguns membros da Familia Dominicana, entre eles membros da Fraternidade de Elvas, fizeram ao convento antigo de Benfica.
    Sinto que tenha perdido os momentos, visita e celebração pela tarde na igreja do convento novo de São Domingos, porque foram momentos muito bons.
    Espero que para a próxima possamos contar com a sua presença.

    ResponderEliminar
  5. Meu Reverendo Prior frei Filipe...
    Quanto ao teu blogue pessoal, eu já andava desconfiado há algum tempo. Mesmo que não tivesses dito nada, alguns comentários e sobretudo a tua recente "clausura" após o jantar, o que não é habitual, deixaram-me de pulga atrás da orelha.
    Vou procurar que a minha cultura literária me ajude a descobrir essa tua criação de "era noite..."

    ResponderEliminar
  6. E meu querido irmão e amigo frei Filipe, vivermos numa comunidade não significa unidade, indivisão, unanimidade, sabe que isso é um tanto ou quanto impossivel pois somos cada um filho de sua mãe, com tudo o que isso implica e acarreta.
    O Mestre da Ordem Timothy Radcliffe dizia que o surpreendente é como sobrevivemos juntos sendo nós tantos gatos bravos metidos dentro de um saco.
    Creio que é pela graça de Deus e por esse dom maravilhoso que São Domingos nos transmitiu da liberdade, do sentido e do respeito pela liberdade. Do outro, do que ele pensa, do que ele faz.
    Não nos dividimos no dia de São Domingos, fomos, vamos e iremos às frentes que nos solicitam, cada um com a sua especificidade, com o seu carisma, com os dons que Deus lhe concedeu. Dou graças a Deus pelo seus, e peço que continue a dar-lhe a força necessária para que possa realizar a missão da salvação das almas a que Deus nos chama a todos a exemplo de São Domingos.
    Um abraço fraterno, e boas férias.

    ResponderEliminar