domingo, 5 de outubro de 2014

Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum

O Evangelho de São Mateus que acabámos de escutar apresenta-nos hoje a parábola dos vinhateiros homicidas, uma parábola carregada de violência, não só na atitude dos vinhateiros mas também no juízo que os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo proferem face ao sucedido. Para compreendermos esta violência não podemos deixar de ter presente o contexto em que a parábola é proferida e os incidentes que a precedem, bem como a linhagem histórica em que se insere.
Assim, temos que ter presente que esta é a segunda parábola, de um conjunto de três, que Jesus dirige aos príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo depois da sua entrada gloriosa em Jerusalém, do incidente da expulsão dos vendedores do templo e da ousadia de Jesus começar a ensinar no templo sem ter para isso poder.
Acontecimentos que se sucedem em cadeia e provocam inevitavelmente as autoridades religiosas instituídas, pois estamos diante de uma perversão de tudo o que estava instituído e era observado religiosa e socialmente. Tudo estava enquadrado e ordenado num sistema jurídico e ritual que Jesus nas suas palavras e atitudes punha em causa e questionava.
No entanto, esta contestação de Jesus insere-se numa longa tradição, numa história antiga de que a referência ao texto do profeta Isaías é apenas mais um elo na cadeia sucessória. Tal como Jesus, também nós sabemos que a construção do templo não foi bem acolhida por parte de Deus no tempo do rei David, que após a construção pelo rei Salomão foi um dos motivos para a separação do reino do norte e portanto para o fracasso do projecto dum povo único e que os profetas foram bastante críticos face à instituição do templo.
A parábola dos vinhateiros homicidas encerra assim uma forte condenação dos interlocutores de Jesus, dos príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo, daqueles que podemos chamar os agentes da religião, mas encerra igualmente uma condenação da própria instituição religiosa tal como estava constituída, e de que os príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo se apercebem e não podem permitir. Sabemos já o que se seguiu.
Contudo, se os Evangelhos guardaram na memória esta parábola não foi apenas para nos apresentar mais um dos motivos porque Jesus foi condenado e morto, mas porque ela diz respeito a todos, porque todos podemos cair no mesmo erro e ser vítimas da mesma condenação. A parábola é uma chamada de atenção para todos nós, tal como se percebe na falta de traje que ocorre na terceira parábola, e chama-nos a atenção em dois polos diferentes, ainda que ligados pela mesma liberalidade e cuidado que lhes está subjacente.
O primeiro desses polos está associado inevitavelmente ao senhor da vida, que tal como nos diz o profeta Isaías não deixa de a cuidar, não deixar de estar vigilante, que faz tudo para que a vinha produza o que é devido. Tanto o texto de Isaías como a parábola de Jesus apresentam-nos um senhor verdadeiramente interessado pelos bons frutos da vinha e fazendo tudo para que eles surjam.
Esta atitude atenta do Senhor da vinha deveria ser para nós fonte de uma grande confiança e esperança, pois mostra-nos que Deus não desiste de nós, nem se descuida no seu cuidado para que realizemos o que nos é devido realizar. Quantas vezes agimos sem essa esperança, como se tudo só dependesse de nós e estivéssemos sozinhos no combate, esquecendo-nos que Deus vai à nossa frente, abrindo ou limpando o caminho.
Quantas vezes agimos esquecendo-nos que ainda hoje o Senhor da vinha nos envia cada dia o seu Filho e que na Eucaristia o podemos acolher como aquele que nos traz o pagamento do nosso trabalho, o alimento para continuarmos na nossa tarefa no meio da vinha.
A este cuidado atento do Senhor da vinha deveria corresponder a liberalidade e a justiça dos vinhateiros, daqueles aos quais foi entregue o cuidado da vinha. Os bons vinhateiros reconhecem que a vinha não é sua e portanto entregam os frutos no devido tempo.
O motivo básico para a condenação dos vinhateiros da parábola prende-se com essa incapacidade de verem o que não lhes pertence, com a apropriação daquilo que não lhes era devido. E aqui podemos e devemos interrogar-nos sobre a forma como estamos a usar os dons que Deus nos concedeu, as oportunidades que nos vai concedendo, pois podem perfeita mas muito erradamente estarem a ser usadas apenas para nossa satisfação e engrandecimento.
A condenação explanada na parábola, precedida da expulsão dos vendedores do templo, prende-se com essa tentação de idolatria do que nos é concedido, de adoração duma realidade que nos é concedida como um meio, como um instrumento para a realização da missão, e que nós colocamos como um fim.
Diante desta tentação é bom que não deixemos de ter presente as palavras de São Paulo aos Filipenses, que tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor deve estar no nosso pensamento. A abertura de espirito, a liberalidade do nosso coração, o acolhimento da riqueza da diversidade, ajuda-nos a não nos fecharmos e a não idolatrar aquilo que temos ou somos.
Se Deus continua a cuidar amorosamente a sua vinha não podemos deixar de corresponder com o cuidado da entrega generosa dos frutos que lhe pertencem, uma vez que só dessa forma participamos dos mesmos frutos.

 
Ilustração:
1 – Jesus expulsando os vendedores do templo, de Luca Giordano, Museu do Hermitage.
2 – Iluminura da parábola dos vinhateiros homicidas, Speculum Humanae Salvationis.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Nós, que somos a vinha do Senhor, confiemos que Deus é próximo, é Amor, que nos “cuida amorosamente” e protege. Como nos afirma no texto da Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum que teceu ...” Deus não desiste de nós, nem se descuida no seu cuidado para que realizemos o que nos é devido realizar.”…
    Tenhamos a sabedoria e a humildade para saber administrar os dons que recebemos de Deus e desenvolvemos, ...” como um instrumento para a realização da missão”, e não como um fim.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Homilia, profunda, transparente, de grande actualidade, por recordar-nos que …” Se Deus continua a cuidar amorosamente a sua vinha não podemos deixar de corresponder com o cuidado da entrega generosa dos frutos que lhe pertencem, uma vez que só dessa forma participamos dos mesmos frutos.”
    Que o Senhor o cumule de todas as bênçãos. Votos de uma boa semana com paz, confiança e esperança.
    Bom descanso.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe a partilha da Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum,tão profunda para a nossa reflexão,gostei muito.Obrigada,Frei José Carlos,por esta maravilhosa partilha e pela beleza da ilustração.Que o Senhor o ilumine o ajude e o abençoe.Desejo-lhe um bom dia com paz e alegria.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar