segunda-feira, 23 de março de 2015

E tu que dizes? (Jo 8,5)

No Evangelho de São João apresentam a Jesus uma mulher apanhada em adultério. Os escribas e os fariseus, que trazem a mulher até Jesus, justificam-se com a Lei, a mulher foi apanhada em flagrante delito e a lei manda apedrejar tais mulheres até à morte.
Contudo, há algo mais que está em causa, um outro objectivo; mais que a mulher apanhada em flagrante eles querem apanhar Jesus, e por isso a questão inevitável: e tu que dizes?
Percebe-se imediatamente que os motivos dos fariseus não é a Lei, e o seu cumprimento, o adultério da mulher e a consequente falta à Lei, mas é o ódio a Jesus, o seu desejo de aniquilar aquele homem e mestre que colocava em questão os seus princípios e comportamentos.
Debaixo da aparência, da máscara da fidelidade e do cuidado e amor à Lei, esconde-se a violência do ódio e a mentira da preocupação e do cuidado pela Lei e pelo próximo. Apenas interessa a armadilha a Jesus.
E tu que dizes? E tu? É também e muitas vezes uma pergunta que aflora aos nossos lábios, colocando o outro ou as suas atitudes em questão. Num acesso de puritanismo, tantas vezes hipócrita, colocamos o outro em questão.
Ao compor a sua Regra para a vida comunitária, conhecedor desta problemática e referindo-se à correcção fraterna, Santo Agostinho diz que ela deve ser feita com amor pelo pecador e com ódio ao vício ou mal.
Encontramo-nos assim com um bom critério para os nossos juízos e condenações, para aferir das nossas tantas vezes virtuosas indignações face aos comportamentos dos nossos irmãos. O que me leva a questionar o outro é o amor pelo seu bem?

 
Ilustração:
“Jesus e a mulher adúltera”, de Antonio Molinari, Gemaldegalerie Alte Meister, Kassel.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Ao reflectir sobre o excerto do Evangelho de São João (8,5) e o texto que elaborou não posso deixar de fazer uma viagem breve pela História, pela Política e pela Sociologia. Como afirmouo sociólogo Michel Crozier (séc. XX), as relações entre as pessoas não se mudam por decreto.
    Como nos salienta, ...” Debaixo da aparência, da máscara da fidelidade e do cuidado e amor à Lei, esconde-se a violência do ódio e a mentira da preocupação e do cuidado pela Lei e pelo próximo. Apenas interessa a armadilha a Jesus.”…
    E, como questiona, ...” E tu que dizes? E tu? É também e muitas vezes uma pergunta que aflora aos nossos lábios, colocando o outro ou as suas atitudes em questão. Num acesso de puritanismo, tantas vezes hipócrita, colocamos o outro em questão.”…
    Como cada um de nós pode verificar, frequentemente, a correcção do outro, o interesse pelo outro, é aparente, demolidor, hipócrita…
    Um grande obrigada pela partilha da Meditação intemporal que nos leva a reflectir hoje e sempre nos nossos comportamentos, a ponderar se o questionamento do outro, de preferência, cara a cara …” é o amor pelo seu bem” e feito com amor.
    Bem-haja. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de uma boa semana, com paz, alegria e confiança. Bom descanso.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar