sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Acreditais? Mt, 9,28


A caminho da celebração do Natal de Jesus o próprio Senhor coloca-se em caminho connosco. Vem ao nosso encontro, acompanha-nos, passa por nós e desperta-nos o desejo de o seguir. Tal como os cegos do Evangelho seguimos Jesus, gritando ou sussurrando o nosso pedido de misericórdia: Filho de David tem piedade de nós.
Ao entrar em casa, face a face, uma pergunta que nos desconcerta, que nos descoloca no nosso seguimento e no nosso grito: Mas vós acreditais que posso fazer o que pedis?
Acreditamos? Acreditamos verdadeiramente? A questão de Jesus é uma provocação à nossa demanda, à nossa fé, à confiança que depositamos nele. Confiamos verdadeira e plenamente nele?
Face à resposta crente e confiante dos cegos, Jesus responde que tudo será feito segundo a sua fé. E àqueles que tinham pedido piedade Jesus concede-lhes a visão, toca-lhes nos olhos e eles podem vê-lo.
Quando também nós pedimos a piedade e a misericórdia de Deus estamos dispostos a ser tocados na nossa cegueira e a despertar para a visão de Deus?
A nossa fé, expressa na oração de petição, leva-nos à visão do Filho de Deus que é o maior e verdadeiro bem que podemos desejar. Estamos dispostos a tal?
Que a nossa oração deste Advento esteja imbuída deste desejo e desta fé, e então veremos o Filho de Deus fazer-se carne da nossa carne, habitar em nós e entre nós.

Ilustração:
Cegos, de Frantisek Bilek, Citygallery, Praga, República Checa.

Sem comentários:

Enviar um comentário