quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Para não desfalecer - Mt 15,


Nunca é demais recordar que estamos em caminho, somos um povo em caminho. Esta é uma realidade intrínseca à nossa condição de crentes, de homens e mulheres de fé. Tal como Abraão somos convidados por Deus a deixar a nossa terra, as nossas seguranças e a ir para a terra nova da sua promessa, a terra nova que é o próprio Deus.
Como povo em caminho podemos desfalecer na caminhada, desesperar das condições em que caminhamos, desanimar face à falta de ver a terra prometida no nosso horizonte, tal como aconteceu com o povo de Israel no deserto e depois de ter visto os grandes sinais realizados por Deus no momento da libertação da terra da escravidão.
E como podemos desfalecer, Jesus o Filho de Deus feito homem não se alheia desta realidade, não lhe é indiferente a nossa situação e o perigo que corremos. Assim, quando a multidão sobe ao monte para se encontrar com ele, para que ele cure os coxos e os cegos, os doentes trazidos em braços, para o escutar na sua palavra iluminadora, Jesus preocupa-se com o regresso da multidão, com a possibilidade de desfalecerem no regresso a casa.
Jesus na sua misericórdia multiplica o pão, e multiplica-o de forma abundante, não quer que ninguém desfaleça, quer aqueles que o procuram bem alimentados. E para tal conta connosco, com aquilo que cada um pode oferecer, com a nossa modesta oferenda, da qual é capaz de tirar a superabundância. Jesus realiza o extraordinário, o milagre, mas a partir do ordinário, do quotidiano, para o nosso quotidiano.
Na nossa caminhada de Advento, o quotidiano, a rotina do nosso dia a dia, o ordinário das nossas vidas, não podem deixar de ser oferta, não podem deixar de ser apresentadas a Deus. É a partir delas, dessa oferta que o Filho de Deus feito homem realiza o milagre, multiplica o pão e nos alimenta para não desfalecermos na caminhada.
Que em cada dia deste Advento sejamos capazes, ao terminar o dia, de apresentar a nossa modesta oferta, tantas vezes miserável oferta, para que no dia seguinte ela seja alimento transformado por Deus para nos fortalecer para novos passos, novos desafios, uma outra e melhor oferta.

Ilustração:
Anoitecer na Beira Alta.

Sem comentários:

Enviar um comentário