segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ir ao encontro de Jesus - Mt 8,5

Ao iniciarmos o Advento coloca-se diante de nós a figura do centurião romano que São Mateus nos apresenta em Cafarnaum dirigindo-se a Jesus. É um pagão, adorador de outros deuses feitos de metal e barro, homem habituado à guerra e ao domínio sobre os outros, tem subalternos aos quais ordena e lhe obedecem cegamente. Mas apesar disso é um homem com um coração, e um coração bondoso, tem sentimentos e sente o sofrimento do seu servo, que jaz paralítico em casa. Sai para ir ao encontro de Jesus.
Ao iniciarmos o Advento de 2019 somos também convidados a sair, a ir ao encontro de Jesus, “somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho”[1], a não nos deixarmos prender no que possam ser as nossas dificuldades, as nossas infidelidades, os cultos que prestamos a outros deuses cujos pés de barro os tornam mais frágeis que nós próprios.
Como o centurião romano de Cafarnaum também nós temos coração, também nós sentimos, a nossa dor, a mágoa dos nossos desaires, a dor dos nossos irmãos, os seus sofrimentos, a desordem das nossas vidas pessoais, familiares ou profissionais. Que não sejam elas a impedir-nos de caminhar ao encontro de Jesus, a procurar celebrar dignamente o nascimento do Filho de Deus na nossa humanidade.
Que a nossa dor ou a dor do outro nos leve a dar o primeiro passo, a ir ao encontro de Jesus, para que também nós possamos escutar dos lábios de Cristo que a nossa fé é grande.

 
Ilustração:
Jesus e o centurião, Paolo Veronese, Museu do Prado, Madrid.



[1] Papa Francisco – Admirabile signum, nº 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário