terça-feira, 29 de setembro de 2009

Devoção das Quinze Terças-Feiras

5ª TERÇA-FEIRA – QUINTO GOZO – AGRADECIMENTO SANTO
Saudação
Deus vos salve honra da Igreja, Domingos piedosíssimo. Deus vos salve protector de todos os que a vós recorrem. Deus vos salve, celeste habitante, socorrei-me com vossos rogos.
Meditação
Considera como nosso Pai São Domingos recebendo da Divina piedade a coroa da sua bem-aventurança, se emprega cheio de gozo em louvar, agradecer, e adorar com humildes afectos a Divina misericórdia, que o coroa.
Bem sabe que as suas obras desta vida mortal, se bem foram santíssimas, não são condignas da glória altíssima, que ele possui; pelo que o espírito do agradecimento o transforma todo nos louvores da Divina piedade, para cantar, não os seus merecimentos, mas à misericórdia de Deus cânticos dulcíssimos de Sião.
Solilóquio
Ò Vida da minha vida, ò misericórdia da minha salvação, ò Jesus meu, dilatai o meu coração a imitar o agradecimento do nosso Pai São Domingos. Oh se eu pudesse convocar todos os corações humanos aos vossos louvores por quantas vezes me tendes livrado de mil desgostos, de mil perigos, de grandíssimas enfermidades, e da morte! Miserável de mim! Eu não cuidava em vós, e vós me guardáveis; eu não vos temia, e vós me amáveis. Tenho vivido de modo, que me podíeis ter precipitado nas chamas; mas ainda me sustentais sobre a terra. Seja bendita a vossa grande misericórdia, que tolerou minhas maldades por esperar-me a penitência.
Súplica
Dulcíssimo Jesus meu, não seja mais verdade, que o meu nome esteja escrito no livro dos ingratos. A ingratidão é um vento quente, que seca as fontes da vossa piedade, e um fogo infernal, que atormenta os anjos rebeldes, e as almas ingratas. Livrai-me deste vício tenebroso, e dai-me um coração agradecido, como foi o de nosso Patriarca, para que de dia, e de noite não cesse de render-vos graças; porque quando eu pequei a vossa misericórdia preveniu a justiça, que queria naquele acto reduzir-me a cinzas. Misericordiae Domini, quia non sumus consumpti.

Pai-Nosso, Dez Avé Marias, Glória ao Pai, Salvé Rainha e o Responsório de São Domingos como na primeira Terça-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário