terça-feira, 1 de setembro de 2009

Santa Beatriz da Silva, Memória

A Igreja celebra hoje a Memória de Santa Beatriz da Silva, uma santa portuguesa fundadora de uma nova Ordem Religiosa, das Concepcionistas Franciscanas.
Segundo o historiador franciscano Frei Henrique Gutierréz, Beatriz da Silva nasceu em 1424 em Ceuta. Era filha de Rui Gomes da Silva, cavaleiro destacado na conquista de Ceuta, e de D. Isabel de Meneses, filha de um outro conquistador D. Pedro de Meneses, que foi também depois o primeiro governador da praça e cidade.
Pela sua família materna era uma jovem da nobreza portuguesa relacionada com a família real e por essa razão em 1447, com vinte e três anos de idade, acompanhou a infanta D. Isabel, filha do príncipe D. João e neta de D. João I, na sua viagem para Castela, onde a infanta tinha casado com o rei D. João II de Castela.
A extraordinária beleza de Beatriz levou a que a rainha se enchesse de ciúmes e cometesse a violência de encerrar a dama de companhia num baú durante três dias sem comida nem bebida na esperança de a sufocar e matar. Foi neste suplício que Beatriz teve a primeira visão da Virgem Maria, que lhe prometeu a salvação de tal estado se lhe prometesse a fundação de uma Ordem religiosa dedicada à Puríssima Conceição. Nesta aparição a Virgem Maria aparece-lhe com um hábito branco e um manto azul, que Beatriz mais tarde adoptará para hábito das suas religiosas.
Livre do cativeiro, Beatriz da Silva solicita autorização junto dos reis para abandonar Tordesilhas, onde a Corte se encontrava sediada, e professar num convento de Toledo.
Ingressou em Toledo no Convento de São Domingos o Real, onde viveu perto de trinta anos sem professar definitivamente a regra dominicana.
E se tal não aconteceu, e adoptou para a sua Ordem a regra franciscana, foi certamente pela grande questão que no momento dividia os dominicanos e franciscanos sobre o dogma da Imaculada Conceição. Os filhos de São Domingos não eram adeptos desta concepção da virgindade mariana, ao contrário dos frades menores que defendiam o dogma da Imaculada Conceição. Nesta passagem de Ordens não esqueceu no entanto o hábito branco dominicano, ainda que a tradição o remeta para a visão tida aquando do encarceramento no baú por parte da rainha. O branco é inevitavelmente sinal da pureza.
Em 30 de Abril de 1489, com a ajuda de Isabel a Católica, filha daquela que a tinha tentado matar, obtém do Papa Inocêncio VIII a aprovação da sua Ordem. Morreu pouco tempo depois da aprovação da sua Ordem, a 9 de Agosto de 1492, em Toledo.
O quadro anexo mostra um grupo de cinco religiosas concepcionistas do século XVII, cinco irmãs de sangue, Soror Catarina, Soror Inês Baptista, Soror Clara, Soror Isabel e Soror Francisca, filhas de um “Platero de Madrid”, que professaram no Convento de Santa Úrsula de Alcalá de Henares de Madrid. Foi pintado por Juan Carreño de Miranda, que a partir de 1671 se converteu no pintor de câmara do rei Carlos II de Espanha.

2 comentários:

  1. Não conhecia a história de Santa Beatriz da Silva.
    Tenho de parar mais um pouco em seu blogue e ler o restante do conteúdo.
    Obrigada.
    PAZ!

    ResponderEliminar
  2. frei gostei de mais do seu blog paz e bem!!!

    ResponderEliminar