quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O que nos fica do rosto

 
Nem todo o rosto humano fica na nossa memória, mas apenas alguns traços que exprimem com maior plenitude o carácter e a alma: sejam rugas severas, sejam olhos mansos, ou talvez lábios grossos, babosos.
Vassili Grossman, Bem Hajam! Apontamentos de Viagem à Arménia, 99.

Ilustração: Fonte no pátio do abade em Saint Gallen.

3 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Leio as palavras do “Pensamento do dia”, sorrio, mas fico a reflectir... Só guardamos memória do rosto humano se somos capazes de olhar de frente o outro e se este se deixar olhar. Não precisamos, por vezes, de um longo convívio, para retermos como nos recorda Vassili Grossman ...” apenas alguns traços que exprimem com maior plenitude o carácter e a alma”... . Por vezes, alguns momentos de diálogo são suficientes, outras vezes, vamo-nos apercebendo à medida que o outro se revela, que supomos que o vamos descobrindo, conhecendo. E, também acontece que aparentemente e sem entendermos o fenómeno, os porquês, varremos da nossa memória os traços que caracterizavam o “carácter e a alma” de alguém que até nos foi próximo e que a vida afastou. Que complexos que somos, Frei José Carlos!
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos fazem parar e reflectir. Bem-haja. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde. Continuação de boa estada.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. São os olhos que reflectem a alma e são eles que convidam à confiança e à amizade

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    “Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo (Leonardo da Vinci)”. Os olhos falam ... , é preciso buscar o olhar do outro para o compreendermos. Para tal acontecer, é necessário abrir as janelas da nossa alma, aprender a conhecer-nos, a transformar-nos para que a relação se estabeça e a “confiança e a amizade” desabroche e se fortaleça.
    Maria José Silva

    ResponderEliminar