domingo, 1 de setembro de 2013

Homília do XXII Domingo do Tempo Comum

A leitura do Evangelho que escutámos apresenta-nos a participação de Jesus num banquete na casa de um fariseu importante. Pelos Evangelhos sabemos que não foi o único a que Jesus assistiu, e que outros aconteceram, e certamente muitos mais que aqueles que estão consignados nos textos evangélicos.
Mas se alguns ficaram registados é porque algo de verdadeiramente significativo aí aconteceu, é porque serviram de quadro à revelação da pessoa e da mensagem de Jesus, como aconteceu neste caso que o Evangelho de Lucas hoje nos relata.
Neste sentido não podemos esquecer a referência em que desde o primeiro momento o banquete é situado, ou seja, num sábado, o que nos remete imediatamente para o horizonte do Reino e das bodas do Cordeiro.
Assim, e apesar da questão do protocolo social estar presente, o que Jesus desperta é a questão do protocolo para o banquete do Reino, o que nos interessa saber e viver para podermos verdadeiramente tomar assento à mesa do banquete celeste.
Quando Jesus chama a atenção para os lugares que cada um pode ocupar num banquete, Jesus está apenas a tomar parte numa discussão comum ao seu tempo, uma questão rabínica sem resposta exacta sobre o protocolo a seguir nas refeições de maior importância social.
A questão dos lugares à mesa era uma questão real, porque os lugares não eram atribuídos pelo dono da casa e anfitrião, de acordo com as suas relações e a sua importância social, mas eram tomados por cada um dos convidados, que a partir de uma avaliação pessoal se aproximavam ou afastavam da presidência da mesa e do anfitrião.
O conselho de Jesus é assim um convite à prudência e à boa educação, prudência e educação que estavam mais ou menos consignadas socialmente, mas que em determinadas situações não eram tidas em atenção e não eram observadas. Podemos inferir que tal estaria a acontecer com ele ao lançar a questão.
Contudo, não foi por uma questão protocolar e por qualquer incidente com Jesus que este acontecimento foi registado pelos Evangelhos, mas porque há uma semelhança entre a prudência de ocupar os lugares menos importantes no banquete e a humildade necessária para participar nas bodas do Reino.
Ao ocupar o último lugar, ao humilhar-se, aquele que foi convidado é chamado e exaltado pelo dono da casa, pelo anfitrião do banquete, para um lugar mais importante e mais próximo de si. A humildade do último lugar é elevada e retribuída pelo convite e chamamento do anfitrião do banquete.
No horizonte do Reino de Deus e das Bodas do Cordeiro a mesma humildade é também recompensada, ou melhor dizendo, é uma condição prévia à participação no banquete que é já a recompensa, porque o humilde reconhece que nada é e nada pode e portanto tudo espera daquele que o convida e tudo lhe pode dar. O humilde está aberto ao outro, está disponível, apresenta-se numa atitude de acolhimento que lhe permite ser elevado por aquele que convida.
O humilde é como o publicano da parábola que se dirige ao templo para rezar e apenas pede perdão de nada ter para dar, enquanto o fariseu, cheio de si próprio, apenas se compara com os outros, exaltando-se a si mesmo mas perdendo toda a oportunidade de conversão e salvação.
A humildade é assim a atitude que permite o acolhimento do dom que vem de Deus, que permite a percepção da gratuidade divina, do seu amor e da sua bondade sem limites.
E é por causa desta gratuidade, desta bondade sem limites de Deus, que Jesus completa a conversa sobre os lugares à mesa com a recomendação de serem convidados para os banquetes aqueles que são pobres e doentes, aqueles que não podem retribuir de nenhuma maneira o convite que lhes é feito.
Desta forma e com este convite manifestamos o amor de Deus, a sua bondade, a sua gratuidade, a dignidade a que somos elevados dignificando os nossos irmãos que não nos podem recompensar, vivemos aqui e agora o mistério da encarnação do Filho de Deus que humildemente assumiu a nossa condição pecadora.
A humildade está assim intimamente associada à caridade, porque só quem não se centra egoisticamente em si, quem é humilde, pode olhar o outro e amar o outro verdadeiramente como ele é.
Procuremos pois tomar assento no banquete do Reino acolhendo e dignificando aqueles que se aproximam de nós, porque como diz Jesus serão esses mesmos que acolhemos e dignificamos que nos indicarão os melhores lugares que nos foram destinados pelo Senhor no Banquete do Cordeiro.

 
Ilustração: “A última Ceia”, aguarela de Alexander Andreyevich Ivanov, Museus Russos.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    O excerto do Evangelho de S.Lucas do XXII Domingo do Tempo Comum e o texto da Homília que teceu aborda o propósito de Jesus que vai mais além do explanar de um conjunto de regras sociais. Estas são o pretexto para Jesus falar-nos do caminho da conversão, do amor aos mais frágeis, dos excluídos, da importância da humildade e da caridade na vida de cada um de nós. Em resumo, é a pregação da participação do banquete do Reino, de que Jesus nos deu testemunho.
    Como nos salienta …” não foi por uma questão protocolar e por qualquer incidente com Jesus que este acontecimento foi registado pelos Evangelhos, mas porque há uma semelhança entre a prudência de ocupar os lugares menos importantes no banquete e a humildade necessária para participar nas bodas do Reino.(…)
    (…) No horizonte do Reino de Deus e das Bodas do Cordeiro a mesma humildade é também recompensada, ou melhor dizendo, é uma condição prévia à participação no banquete que é já a recompensa, porque o humilde reconhece que nada é e nada pode e portanto tudo espera daquele que o convida e tudo lhe pode dar. O humilde está aberto ao outro, está disponível, apresenta-se numa atitude de acolhimento que lhe permite ser elevado por aquele que convida.” …
    É a escuta da Palavra de Jesus, de cada um de nós e dos outros não só com os ouvidos do corpo de cada um, mas com o ouvido do nosso coração, da voz interior do nosso ser mais intímo que nos permite entrar em relação, acolher Deus e os outros e a coerência com essa Palavra que nos levará a participar no banquete do Reino.
    Como nos afirma …” A humildade é assim a atitude que permite o acolhimento do dom que vem de Deus, que permite a percepção da gratuidade divina, do seu amor e da sua bondade sem limites. (…)
    (…) A humildade está assim intimamente associada à caridade, porque só quem não se centra egoisticamente em si, quem é humilde, pode olhar o outro e amar o outro verdadeiramente como ele é.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Homília, profunda, maravilhosamente ilustrada, que conduz a uma profunda reflexão sobre a forma de ser e de estar de cada um de nós em relação a Deus e aos outros, por recordar-nos a “importância de acolher e dignificar os que se aproximam de nós”.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Bom descanso. Boa semana.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar