domingo, 8 de setembro de 2013

O bizarro da vida espiritual

 
Bizarramente, sinto sempre uma diminuição espiritual quando as minhas forças físicas aumentam, quando tudo vai de alguma maneira bem e que não tenho a menor inquietude.
Carta do Arquimandrita Sofrónio ao Padre Boris Stark

Ilustração: Vaso com flores.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    O “Pensamento do Dia” coloca-me algumas interrogações. Cada um de nós é um ser único, singular, e reage de forma muito diferente.
    Se não estivermos bem do ponto de vista psicológico não nos sentimos bem fisicamente e, consequentemente, a vida espiritual de cada um de nós pode ser influenciada. Mas pode haver outros factores de ordem externa que influenciam igualmente a vida espiritual.
    Talvez possamos classificar algumas aparentes contradições da vida espiritual como “bizarrias” como diz o Arquimandrita Sofrónio…
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos interrogam. Obrigada pelas belas flores de cacto. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom domingo, com paz, alegria, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe um link para uma das versões da oração:Taizé - Magnificat Anima Mea Dominum
    http://www.youtube.com/watch?v=X-6k6qTOMvE

    ResponderEliminar
  2. Claro que, quando tudo fìsicamente está bem, parece que a nossa necessidade de Deus é menor.Mas há que estar atentos, acho eu,porque o físico, os acontecimentos, as situações são exactamente isso: acidentes, que nos chamam a atenção para Deus que está lá. E Ele, não se engana nem nos engana. Porque é Pai e quer a nossa felicidade. Inter Pars

    ResponderEliminar