quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O progresso é para elevar os outros

 
Aqueles que permanecem nos degraus inferiores do desenvolvimento exigem a atenção daqueles que se situam mais alto; é necessário consagrar-lhes a vida, ou seja amá-los e ajudá-los a elevar-se.
Carta do Arquimandrita Sofrónio ao Padre Boris Stark

Ilustração: Biscuits dos escritores franceses na biblioteca do Palácio de Versalhes.  

2 comentários:

  1. Difícil tarefa que embate com dezenas de obstáculos, uns nossos outros daqueles a quem queríamos elevar. Mas difícil não quer dizer impossível. E.C.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Falar de desenvolvimento “económico e social” pressupõe que estamos em presença de um sistema e de uma sociedade que criou mecanismos que permitem que aqueles que se situam nos “degraus inferiores possam elevar-se”, através de uma melhor distribuição da riqueza gerada e do acesso a tudo o que é essencial como o trabalho, a habitação, a saúde, a educação e a vida espiritual. Caso contrário, estamos em presença de crescimento económico. Como recorda o Arquimandrita Sofrónio ao Padre Boris Stark …” é necessário consagrar-lhes a vida, ou seja amá-los e ajudá-los a elevar-se”.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, importantes, que fazem-nos reflectir sempre e particularmente num período que está desenhado para a construção de um mundo de sinal contrário. Que Jesus nos ilumine para não desencorajar, para juntamente encontrarmos formas de participação que nos conduzam a um mundo justo, mais fraterno, solidário e de paz.
    Que o Senhor o abençoe e o guarde.
    Continuação de um bom dia, com paz, alegria, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar