sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Se o teu coração sofre eles serão salvos

 
Ao ver o perigo que corriam aqueles pescadores, um dos jovens monges que se encontravam perto da janela do mosteiro, o diácono Serafim, não pôde calar estas palavras: “Oh como o meu coração sofre por causa deles!”. O Padre Silouane que se encontrava também lá colocou suavemente a mão sobre o seu ombro e disse-lhe: “Se o teu coração sofre por eles significa que eles serão salvos.”
Carta do Arquimandrita Sofrónio ao Padre Boris Stark

Ilustração: Pormenor de pintura do Museu de História e Arte de Genebra no qual aparece São Pedro Mártir.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Leio o Pensamento do dia e duas passagens da Bíblia ocorrem-me. O encontro dos dois discípulos com Jesus a caminho de Emaús, o diálogo entre eles quando reconheceram Jesus … “Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” (Lucas 24,32) e a promessa deixada por Jesus …” Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18,20).
    É a fé e a confiança em Jesus que não nos abandona e o amor ao próximo que levam o Padre Silouane a colocar a mão no ombro do diácono Serafim e dizer-lhe …” “Se o teu coração sofre por eles significa que eles serão salvos.”
    E esta fidelidade e confiança em Jesus, e o amor sem medida, sem interesse, ao outro, nosso irmão, que ajuda a continuar a caminhada, a acreditar que a vida recomeça todos os dias, ainda que, por vezes, a luz brilhe menos para alguns de nós. “A Luz do Alto” brilhará sempre, Frei José Carlos.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, profundas, maravilhosamente ilustradas.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o proteja.
    Bom descanso.
    Bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar