segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Paciência e perseverança

 
É necessário meus queridos irmãos ter paciência e perseverar, para que depois de termos sido admitidos à esperança da verdade e da liberdade, possamos chegar realmente à verdade e à liberdade; porque pelo facto de sermos cristãos temos fé e esperança, mas para que a esperança e a fé possam dar frutos é necessária a paciência.   

São Cipriano, Tratado sobre a Paciência

Ilustração: Arbusto coberto de neve no jardim junto à igreja católica de Vernier.

3 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Reflicto as palavras partilhadas de São Cipriano enquanto analiso o arbusto coberto de neve e constituído de ramos retorcidos fotogrado numa paisagem que não é exclusivamente a preto e branco. No peregrinar da fé, o caminho para a liberdade e a busca da verdade não é fácil, semelhante à teia desenhada pelos ramos do arbusto. Sentimo-nos, muitas vezes, a atravessar desertos, confrontados(as) com a realidade e a colocar tantas questões, numa luta interior, com sofrimento.
    Como nos recorda São Cipriano ...” para que a esperança e a fé possam dar frutos é necessária a paciência”. Mas pergunto de que serve tudo isto se não houver verdadeiro amor? Amor a Deus e aos nossos irmãos.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos encorajam a continuar o Caminho.
    Continuação de um bom dia e de bom início de semana, com paz, alegria, coragem, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Li e reli este maravilhoso e belo "Pensamento do dia" tão profundo para a nossa reflexão.Como nos diz o Frei José Carlos,pelo facto de sermos cristãos temos fé e esperança,mas para que a esperança e a fé possam dar fruto é necessária a paciência.Obrigada,pelas palavras partilhadas que nos ajudam na caminhada do Advento.Que o Senhor o ilumine o proteja e o abençoe.Bem-haja.Votos de uma boa semana,com paz e alegria.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  3. A paciência é uma conquista de todos os dias e bem complicada às vezes, porque há ocasiões em que não somos os úinicos intervenientes. Inter Pars

    ResponderEliminar