Não há ninguém que não ame; a questão está em saber o que se deve amar.
Não somos, por conseguinte, exortados a não amar, mas sim a escolher o que
havemos de amar.
Santo Agostinho, Sermões
Ilustração: Flores de azáleas do jardim da casa dos meus pais.
Caro Frei José Carlos,
ResponderEliminarAs palavras do Pensamento do dia centradas no “escolher o que devemos amar” deixam-me a reflectir … Que fácil seria ter a arte de escolher o outro dotado de “beleza interior” … E, no peregrinar da vida quantas vezes nos enganamos … O que importa é não nos fecharmos nos receios, nos preconceitos, nos julgamentos, na mesquinhez…
Mas recordo que no quotidiano quando oramos fazemo-lo também por aqueles de quem gostamos menos, os chamados de “inimigos”. Amar quem nos ama é fácil.
Perseverar no amor a alguém com quem estou em conflito pode levar a que o “inimigo” se torne um amigo e até um irmão…
Como seria difícil caminhar pela vida sem amar! Quando tivermos sido capazes de nos libertar interiormente é que somos “fonte de amor e de doação de nós mesmos para os outros”.
Obrigado, Senhor, pelos amigos incondicionais que puseste no meu caminho. “Essas e esses são os irmãos que escolhemos”.
Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos fazem meditar e desafiam. Obrigada pela ilustração. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
Votos de um bom dia, com paz, alegria e confiança.
Um abraço mui fraterno e amigo,
Maria José Silva
Frei José Carlos,
ResponderEliminarLi o "Pensamento do dia" que propôs para nossa reflexão,tão rico de sentido e muito profundo.Saibamos nós amar como Jesus nos ensinou a amar .Agradeço a Deus as pessoas maravilhosas que nos ajudam a prosseguir o caminho.Também pela maravilha das azáleas lindas do jardim da casa de seus pais.Obrigada ,Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas que muito gostei.Bem-haja.Uma boa tarde,com paz e alegria.
Um abraço fraterno.
AD