quinta-feira, 29 de abril de 2010

Benção dos Peregrinos a Compostela


Benção dos Peregrinos

Oh Senhor, por cuja palavra todas as coisas ficam santificadas, nós te pedimos que abençoes esta mochila e este bordão de peregrinação, para que este peregrino que os vai levar, possa chegar incólume ao sepulcro do Apóstolo Santiago, ao qual se dirige, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Recebe esta mochila em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo: carrega com ela e que a fadiga corporal de levá-la te sirva de expiação pelas tuas faltas, para que arrependido delas, possas chegar animado ao sepulcro do Apóstolo e, terminada a peregrinação, regresses feliz a tua casa. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Recebe este bordão, para que te sirva de apoio no caminho e te alivie das dificuldades da caminhada; ao mesmo tempo que o possas usar como defesa nos perigos, para que um dia, são e salvo, chegues ao sepulcro do Apóstolo e, terminada a marcha, voltes incólume à tua morada. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Oremos:
Senhor Jesus Cristo, que nos ensinas por intermédio de São Paulo, que não temos aqui morada permanente, mas que devemos procurar a morada futura, atende as súplicas que te fazemos humildemente em favor de este teu servo, que acabamos de investir como peregrino.

Que o Espírito Santo infunda em seu coração a graça para que, penetrando no seu interior, se avive a sua fé, se fortaleça a sua esperança e se acenda a sua caridade, a fim de que faça a peregrinação com verdadeiro espírito de penitência, sacrifício e expiação. Que purifique a sua mente de todo o pensamento supérfluo, defenda o seu coração e o assista com continua consolação, para que por tua bondade e do Pai possa chegar incólume ao fim da viagem, e pela peregrinação que hoje começa mereça alcançar um dia a eterna Jerusalém. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Oh Deus, que tirastes o teu servo Abraão da cidade de Ur dos Caldeus, guardando-o em todas as suas peregrinações, que foste o guia do povo hebreu através do deserto: nós te pedimos que te dignes guardar este peregrino que por amor do teu nome vai a Compostela. Sê para ele companheiro na marcha, guia nas encruzilhadas, alento no cansaço, defesa nos perigos, albergue no caminho, sombra no calor, luz na escuridão, consolo no desalento e firmeza nos seus propósitos. Que por tua orientação chegue incólume ao fim do seu caminho, e enriquecido de graça e virtudes, volte de regresso a sua casa, que agora sente a sua ausência, cheio de perene alegria. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que o Senhor dirija os teus passos com o seu beneplácito e seja teu companheiro inseparável ao longo de todo o caminho.
Que a Virgem Maria te dispense a sua maternal protecção, te defenda nos perigos da alma e do corpo, e debaixo do seu manto mereças chegar incólume ao final da tua peregrinação.
Que o Arcanjo Rafael te acompanhe ao longo do caminho como acompanhou Tobias e afaste de ti todo o incómodo e toda a contrariedade.
E que a bênção de Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre ti e te acompanhe sempre.
Em nome do Senhor, Ultreya!

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,
    A publicação dos Mandamentos do Peregrino e da Bênção convidam-nos a caminhar espiritualmente pelo Caminho de Santiago e a fazer uma preparação para as vivências que nos sugerem.
    Tenha uma santa noite,
    Graciete

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Que bela partilha! Pelo conteúdo que é simultaneamente informação, oração e preparação para os Peregrinos. Permita-me que extraia alguns passos da oração:

    "Que o Senhor dirija os teus passos com o seu beneplácito e seja teu companheiro inseparável ao longo de todo o caminho.
    Que a Virgem Maria te dispense a sua maternal protecção, te defenda nos perigos da alma e do corpo, e debaixo do seu manto mereças chegar incólume ao final da tua peregrinação".

    "E que a bênção de Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre ti e te acompanhe sempre".

    "Que por tua orientação chegue incólume ao fim do seu caminho, e enriquecido de graça e virtudes, volte de regresso a sua casa, que agora sente a sua ausência, cheio de perene alegria. Por Jesus Cristo, nosso Senhor."

    Obrigada.Bem haja,Frei José Carlos. MJS

    ResponderEliminar