quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mandamentos do Peregrino a Santiago de Compostela

Mandamentos do Peregrino
Inscritos num mural no Albergue “Gaucelmo”, em Rabanal del Camino, Astorga

1 – O Caminho de Santiago não é uma maratona nem uma pista onde se coloca à prova a resistência física. É sim um banco de ensaios para a tua humildade e uma lição realista das tuas possibilidades humanas e espirituais.

2 – O autêntico Caminho é aquele que cada um vai fazendo por dentro. Esse pode fazer com que te encontres a ti mesmo e transformes toda a tua vida.

3 – É necessário entender que o tempo é um dom de Deus. É-nos dado para saber medir os minutos por uma velocidade de 5 km hora.

4 – Optimismo e alegria, sinceridade e simplicidade, capacidade de sacrifício e de contemplação, abertura aos outros e delicadeza, solidariedade e limpeza são qualidades de um autêntico peregrino jacobeu.

5 – O equipamento mais importante é a tua atitude de busca…

6 – Inicia o Caminho sem nenhum tipo de preconceitos. Nem sobre os teus irmãos de outras nações, nem sobre as simples gentes dos povoados, nem sobre as raízes religiosas de cada um. Sobretudo sê humilde e livre. Não esqueças que em qualquer ponto do Caminho te podes encontrar com Deus. Em realidade, Ele é o teu companheiro de caminho.

7 – Um peregrino que não tem a capacidade de admirar e ler os acontecimentos mais simples não pode perceber o fundo surpreendente e belo das coisas.

8 – Abre bem os olhos à beleza da paisagem, e da arte, a quem te oferece hospitalidade, à gratuidade e gratidão. A contemplação das estrelas com um são humanismo faz gente do caminho e almas de Deus.

9 – Durante a peregrinação não te feches em ti mesmo. Faz do teu caminhar um encontro constante. Sai de ti e comunica-te. Exprime a tua experiência, defende com fidelidade e respeito as tuas certezas e vivências, superada que foi toda a fronteira.

10 – Respeita a natureza, pode ensinar-te muito. Tu formas parte dela e estás chamado a ser o porta-voz que canta a sublimidade da criação e do seu Criador.

11 – Às vezes, uma canção no Caminho dará fortaleza aos teus pés cansados. Em outras ocasiões o silêncio será o melhor canto para repensar a tua vida em profundidade. Que “ no silêncio o coração respira”…

12 – Fala com letrados e camponeses com humildade e respeito. Respeita a história dos velhos tempos. Aprende com todos.

13 – Se alguém te faz mal ou não te acolhe, sorri em silêncio. Sentir-se excluído ou abandonado dói, mas em algumas ocasiões pode oferecer-te uma cura benéfica de humildade. Assim terás experimentado na tua carne o que muitas vezes fazemos com os pobres.

14 – Ao chegar a Compostela abraça no Apóstolo a fé de Santiago, o intimo do Senhor. Reza-lhe suplicando e dando-lhe graças. Algum gozoso compromisso se terá que forjar. A tua consciência te dirá o quê.
Ultreya! Ou seja, há que continuar mais além…

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Os "Mandamentos do Peregrino a Santiago de Compostela" após uma primeira leitura reflectida, considerando os diversos enfoques, a doutrina subjacente, a abrangência de todos os ensinamentos, não constituem os mesmos os "Mandamentos" que devemos seguir, não importa o lugar e o momento para o qual caminhamos, nesta cruzada que abraçamos diariamente?

    Obrigada por esta partilha tão profunda. Bem haja. MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,
    É tão fácil enquadrá-lo nestes mandamentos que já vive connosco! Que felicidade poder fazer esse caminho, uma microviagem pelas nossas vidas. Haverá alguma maneira de alguém se juntar aos peregrinos mais perto do Santuário e fazer os últimos quilómetros?
    Que o Senhor o acompanhe e sua Mãe Maria Santíssima suavize os seus passos.
    GVA

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite Graciete
    Para se receber a Compostela, ou seja, o comprovativo da peregrinação a Santiago, tem que se fazer pelo menos cem quilómetros a pé. Contudo, e para quem não esteja interessado nela, pode começar a caminhada em qualquer ponto de um dos vários caminhos que existem e estão sinalizados. Na página da confederação das associações espanholas do Caminho encontrará informação sobre os vários Caminhos que existem e temas relacionados.
    Se Deus quiser, é possivel que organizemos uma peregrinação para o Caminho Português lá mais para o tempo das férias de verão. São pouco mais de cem quilómetros e para uns cinco dias de caminhada a partir de Valença do Minho.
    Haverá divulgação e se quiser participar terei muito gosto nisso.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Frei José Carlos,
    Fico muito grata pela sua informação. É bom saber que pode vir a ser organizada uma peregrinação devidamente divulgada, abrangendo todos os que nela quiserem participar, muito de acordo com o Sexto Mandamento do Peregrino de Santiago de Compostela.
    Um abraço,
    Graciete

    ResponderEliminar