terça-feira, 6 de abril de 2010

Maria Madalena

Maria Madalena, a grande apóstola da ressurreição de Jesus, a que fez a maior e a mais intensa das experiências da ressurreição.
Num primeiro momento Maria Madalena está cega pela dor, pela perda de Jesus e busca no sepulcro o cadáver que não existe. As lágrimas que derrama pela perda do corpo amado não a deixam perceber a presença dos anjos que lhe anunciam a grande verdade da ressurreição. A dor e o sentimento de perda é demasiado grande e nada a pode consolar de nem sequer um corpo ter para o luto.
E eis que aparece um jardineiro, uma pessoa irreconhecível por causa da mesma dor da perda. A mesma cegueira da busca de um cadáver, de uma prova da morte, que não tem prova porque perdeu a batalha.
Um diálogo, duas perguntas e um desencontro pois Maria procura uma realidade material enquanto que o jardineiro busca uma relação, uma relação pessoal e íntima. O nome de Maria justapõe-se à questão de quem procuras, não do que procuras, porque o jardineiro sabe que não há nada para procurar, não há um quê, mas há alguém, alguém que pode dizer um nome, que pode dizer Maria. O nome é sempre uma relação, uma história pessoal e fraterna.
E Maria perdida em tudo isto, voltando-se e voltando-se e voltando-se na busca de uma resposta. Volta-se primeiro para dentro do túmulo onde encontra os anjos, volta-se para o jardineiro que aparece por detrás de si, e no fim volta-se novamente, e objectivamente não pode ser para mais nada senão para o sepulcro vazio, e aí, nele, descobre o Senhor ressuscitado, o seu Mestre e amigo ressuscitado. Há um processo de descoberta neste voltar-se e um encontro uma vez mais com uma relação que trespassa o nome pronunciado.
Em cada manhã de Páscoa também para nós somente um nome nos permite a percepção da ressurreição, só uma relação pessoal com aquele que se chama Jesus e nos chama pelo nosso nome próprio nos permite a certeza da fé na ressurreição. Não podemos por isso deixar de cuidar esta relação pessoal.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,
    Invoquemos Santa Maria Madalena, tão próxima de Jesus,tão espiritualmente amante e por Ele tão amada para que nos ajude a cultivar e a manter uma íntima relação com o Filho de Deus, suprema felicidade das almas enamoradas.
    Tenha uma santa noite.
    GVA

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Recordando a experiência da ressureição de Jesus vivida por Maria Madalena, através de um texto tecido à volta do encontro de Maria dilacerada pela dor, na busca ...” de uma prova da morte” que …”procura uma realidade material enquanto que o jardineiro busca uma relação, uma relação pessoal e íntima”, Maria “descobre o Senhor ressuscitado, o seu Mestre e amigo ressuscitado”.

    Para nos dizer que …”Em cada manhã de Páscoa (…) “só uma relação pessoal com aquele que se chama Jesus e nos chama pelo nosso nome próprio nos permite a certeza da fé na ressurreição” e lembra-nos que por isso “não podemos deixar de cuidar esta relação pessoal com Jesus”.

    Somos chamados a alimentar e viver “esta chama” que nos ilumina, que nos acompanha e fortifica.

    Que texto simples, belo e que nos cuida fratena e espiritualmente. Obrigada por esta partilha, Frei José Carlos. MJS

    ResponderEliminar