quinta-feira, 1 de abril de 2010

Celebrar a Páscoa

É chegada a hora e os discípulos perguntam ao Senhor onde quer celebrar a Páscoa, onde começar a tratar dos preparativos, porque ainda havia preparativos a fazer.
Jesus diz-lhes que vão à cidade, a casa de tal pessoa e que lhe digam “é em tua casa que eu quero celebrar a Páscoa”.
Ir à cidade é ir a Jerusalém, mas para nós, hoje no ano dois mil e dez, esta cidade é a nossa vida atarefada, a nossa vida stressada e cheia de compromissos, é o nosso mundo tão quotidiano e tão cheio de rotinas. Precisamos ir à cidade, precisamos levar a nossa celebração para esse mundo, precisamos celebrar a nossa fé para que uma nova luz brilhe neste mundo e nesta vida. Necessitamos urgentemente de fazer a festa, de fazer a festa da nossa redenção, dessa passagem da nossa humanidade para um outro nível, uma outra dimensão, a divina. Se não o fizermos, a nossa vida e o nosso mundo perderá a maior riqueza que alguma vez alcançou.
Mas para que a festa ecoe na cidade e a transforme tem que antes de mais ser feita em nossa casa, no nosso coração, nessa intimidade de alguém que se sabe amado e quer amar aquele que o ama. É na nossa casa, no coração de cada um que Jesus quer celebrar a Páscoa, essa passagem da morte à vida, da morte dos nossos pecados e infidelidades à vida da graça e da filiação divina.
Necessitamos por isso dispor-nos a tal, tratar dos preparativos que tanto preocupava os discípulos e materialmente nos preocupam a nós. Contudo, os preparativos da verdadeira Páscoa são preparados espiritualmente, devem ser preparados espiritualmente e por isso a Igreja celebra a Semana Santa, vive a Quaresma e nos convida a um conjunto de exercícios penitenciais, de conversão, durante estes dias e tempo tão especial.
Ao iniciarmos o Tríduo Pascal, estes dias tão intensos de memórias, preparemo-nos para acolher o Senhor em nossa casa e na nossa cidade. Paremos por uns momentos, mesmo que breves e façamos uma revisão do que na nossa casa está a mais, o que atrapalha e impede a possibilidade de acolhermos o Mestre e os seus amigos. Limpemos a casa e abramos as portas de par em par para que entre o Rei da Glória e nos glorifique.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Neste texto de reflexão lembra-nos como "Celebrar a Páscoa". (...) "É na nossa casa, no coração de cada um que Jesus quer celebrar a Páscoa, essa passagem da morte à vida, da morte dos nossos pecados e infidelidades à vida da graça e da filiação divina." Preparar a nossa "casa", em sentido figurado, implica, como bem nos recorda "preparação espiritual", disponibilidade, paragem nas nossas rotinas, exame de "consciência" (hoje em desuso ...) e um estado de abertura para acolhermos "o Mestre e os seus amigos", num mundo, que nos deixa cada vez menos oportunidade para este exercício, para podermos acolher o Senhor. Que o Tríduo Pascal possa ser um desses períodos. Obrigada por partilha que nos convida a reflectir, a "arrumar a casa" para ficarmos receptivos ao acolhimento do Senhor, a celebrar a verdadeira Páscoa. Bem haja.
    Desejo ao irmão Frei José Carlos, a todos os membros da comunidade do Convento de S.Domingos e a todos os seguidores do blogue uma Santa Páscoa. MJS

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Frei José Carlos,
    Que Deus nos ajude a prolongar no nosso tempo os preparativos espirituais que partilhámos com as celebrações da Semana Santa.
    Sabemos que podemos contar consigo, através do seu blogue, do seu aroma espiritual, como incentivo e alimento da conversão então reiniciada.
    Uma Santa Páscoa para todos os seus consanguíneos e confrades.
    GVA

    ResponderEliminar