segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nicodemos veio de noite

Era um homem importante, pertencia ao Sinédrio, e não se sabe se por essa razão ou por outra qualquer mais obscura veio de noite ter com Jesus.
Trazia uma certeza, como também a tinham aqueles que compunham o grupo ao qual pertencia, estava diante e vinha falar com alguém singular, com alguém a quem reconhecia uma autoridade, um poder que só podia ser dado por Deus.
No entanto, e apesar dessa certeza e das provas milagrosas que lhe eram inerentes, queria mais alguma coisa, algo que a noite não deixa vislumbrar.
Também nós no meio das nossas certezas, na noite da nossa fé, buscamos uma resposta, uma comprovação ou confirmação e inevitavelmente chocamos com a mesma resposta que Jesus deu a Nicodemos, “quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”.
E ficamos perplexos, como ficou aquele homem, porque sabemos como ele sabia que não podemos nascer de novo, não podemos voltar ao seio materno.
E novamente a resposta de Jesus nos abre a porta, nos dá a solução, “de facto ao homem é impossível mas a Deus não é”.
Necessitamos de facto de nascer de novo, em cada dia, em cada minuto, nascer de novo para a beleza de Deus, para o amor que faz girar o mundo, para a paz que nos possibilita o estender a mão ao outro e acolhê-lo na sua diferença e fragilidade. Necessitamos, mas só por nós não chegamos lá, é necessária a força e a graça do Espírito de Deus.
Na nossa noite, nessa busca de nascimento, enquanto caminhamos para a aurora, peçamos ao Senhor que venha ao nosso encontro, como Nicodemos foi ao seu, e na sua Palavra e no seu Corpo e Sangue nos ilumine os olhos e nos fortaleça na esperança da meta que nos espera.

3 comentários:

  1. “quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”

    Frei José Carlos,

    Na meditação de hoje, tomando em sentido figurado a "impossibilidade científica de "nascer de novo" (quantos de nós, não fizemos esta pergunta, em momentos de balanço do percurso feito, pelas mais diversas razões ...), vem, na realidade, falar-nos na possibilidade de "nascer de novo espiritualmente", e que ilustra com o excerto que passo a transcrever: (...)

    "Necessitamos de facto de nascer de novo, em cada dia, em cada minuto, nascer de novo para a beleza de Deus, para o amor que faz girar o mundo, para a paz que nos possibilita o estender a mão ao outro e acolhê-lo na sua diferença e fragilidade." Mas lembra-nos que para que tal aconteça, necessitamos " a força e a graça do Espírito de Deus".
    Oremos ao Senhor para que as palavras com que o Frei José Carlos conclui a "Meditação" se tornem realidade para toda a Humanidade.

    Obrigada pela partilha. Bem haja. MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Continuação de Santa Páscoa! Estou um pouco atrasada na leitura das belíssimas meditações que nos propõe, neste tempo. Jesus diz-nos por meio de Nicodemos que é preciso renascer todos os dias, para o amor e para fazer o bem. Não é fácil, mas confio na sua ajuda. FL

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,
    A resposta de Jesus “de facto ao homem é impossível mas a Deus não é”, vivida e acarinhada intimamente proporciona uma vivência nas sendas do Reino de Deus.
    Tenha uma santa noite,
    GVA

    ResponderEliminar